festa liberada

Governo de Pernambuco libera bandeiras com mastros nos estádios; Jovem, Inferno Coral e Fanáutico ficam de fora

A medida já passa a valer nesta quarta-feira (17), quando o Sport recebe o São Paulo

Haim Ferreira
Cadastrado por
Haim Ferreira
Publicado em 15/05/2023 às 21:22 | Atualizado em 15/05/2023 às 21:35
DIVULGAÇÃO
Principais torcidas organizadas do Recife não estão autorizadas a usarem bandeiras de mastro - FOTO: DIVULGAÇÃO

Na noite desta segunda-feira (15), o Governo de Pernambuco anunciou a liberação das bandeiras de mastro nos estádios do Recife. A medida já passa a valer nesta quarta-feira (17), quando o Sport recebe o São Paulo, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Ilha do Retiro.

A medida foi tomada após várias reuniões do Grupo de Trabalho Futebol, que é formado pelas forças de segurança de Pernambuco, a Federação Pernambucana de Futebol e os clubes.

"As medidas seguem uma evolução do que foi decidido em fevereiro, quando o Grupo já tinha autorizado a presença de uma charanga da torcida anfitriã e os bandeirões sem mastro, itens que estavam proibidos no ano passado', diz trecho da nota.

Apesar da liberação, as três maiores torcidas organizadas do Trio de Ferro - Jovem, Inferno Coral e Fanáutico - não poderão exercer este direito. Os motivos não foram especificados.

Instrumentos musicais e bandeiras

A retomada aconteceu em fevereiro deste ano, após reunião entre os clubes do Recife, a Federação Pernambucana de Futebol e o governo estadual. Ao todo, podem ter 12 acessórios musicais. 

No entanto, é necessário comunicar à Polícia Militar quem são os instrumentistas e quais instrumentos estão sendo levados.

"É necessário ter um segurança privado a cada três instrumentistas para evitar que seja feito mal uso do que é feito para a festa e preservando o clube de eventuais punições", contou.

A charanga só está liberada para a torcida mandante. Não é permitido para a torcida adversária de nenhuma equipe que venha jogar contra os pernambucanos no Estado.

Em relação à bandeiras e faixas, as torcidas também precisam informar à Policia Militar. "A nossa preocupação é garantir o direito de todos de assistir o espetáculo", afirmou Alexandre.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias