copa do brasil

Com um a menos, Sport é derrotado para o São Paulo e perde invencibilidade na Ilha do Retiro

Volante Fabinho foi expulso aos 15 minutos do segundo tempo. Jogo da volta está marcado para o dia 1 de junho, uma quinta-feira, às 19h30, no Morumbi

Haim Ferreira
Cadastrado por
Haim Ferreira
Publicado em 17/05/2023 às 22:01 | Atualizado em 17/05/2023 às 22:05
JAILTON GOMES/JC IMAGEM
Sport e São Paulo se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023 - FOTO: JAILTON GOMES/JC IMAGEM

 Com um a menos desde os 15 minutos do primeiro tempo, quando Fabinho foi expulso, o Sport perdeu por 2x0 para o São Paulo, na noite desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Além da derrota, o Leão viu cair a sua invencibilidade em casa, onde não era derrotado desde fevereiro de 2022. Esta também foi a primeira vez que os rubro-negros não venceram um jogo diante da sua torcida. Eram 17 vitórias consecutivas em 2023.

Com o resultado, o Sport agora precisa vencer por três gols de diferença no jogo da volta, marcado para o dia 1 de junho, no Morumbi, para avançar de fase e tentar embolsar R$ 4,3 milhões em premiações.

Os gols da equipe paulista foram marcados por Luciano e Marcos Paulo, que haviam acabado de sair do banco de reservas.

Vale lembrar que pelo regulamento da CBF, os gols marcados fora de casa não são utilizados como critério de desempate. Os resultados das duas partidas são somados e, caso haja igualdade, a disputa irá para os pênaltis.

O Sport volta à campo no próximo sábado (20), às 16h, contra o Botafogo-SP, pela Série B do Brasileirão, na Ilha do Retiro. Já o São Paulo receberá o Vasco, na mesma data, às 18h30, no Morumbi, pela Série A.

O JOGO:

Enfrentando o seu adversário mais difícil na temporada em termos técnicos, o Sport fez um bom primeiro tempo contra o São Paulo. Os tricolores dominaram os primeiros 15 minutos, tendo mais posse de bola, mas não conseguiam criar chances tão claras de gol, apesar de rondar bastante a área do Leão.

Os rubro-negros mostraram certo grau de nervosismo e erraram muitos passes, o que irritou os mais de 22 mil rubro-negros que compareceram à Ilha do Retiro.

A situação começou a mudar da segunda metade da etapa inicial. Com linhas avançadas, o Sport forçava os tricolores ao erro e apostavam em contra-ataques. O zagueiro Sabino conseguiu boas ligações diretas, principalmente com Felipinho, que substituía Igor Cariús.

O lateral-esquerdo está sendo investigado por suposto envolvimento com manipulação de resultados com casas de apostas, e está suspenso por 30 dias.

Nas oportunidades mais reais, Luciano Juba acertou ótimo cruzamento para Vagner Love, que não chegou à tempo para o cabeceio. Em outro lance, o camisa 9 fez fila nos marcadores paulistas e chutou forte, para grande defesa de Rafael.

RAFAEL BANDEIRA/SCR

O Sport é o mandante do primeiro jogo contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa do Brasil - RAFAEL BANDEIRA/SCR

No segundo tempo, a situação do Sport se complicou, quando aos 16 minutos, o volante Fabinho acabou sendo expulso, após dar uma tesoura por trás em Michel Araújo.

Com incríveis 70% de posse de bola, parecia questão de tempo o São Paulo abrir o marcador. Foi quando brilhou a estrela do técnico Dorival Júnior. O treinador acionou Luciano e Marcos Paulo, as 21 minutos, e os jogadores resolveram a parada.

No primeiro lance, os tricolores tocaram bola de pé em pé, até chegarem no camisa 10, que mandou para o fundo das redes. O gol claramente abateu o Sport, que ficou perdido em campo.

O golpe de misericórdia veio já perto dos acréscimos, aos 43 minutos, quando desta vez Marcos Paulo aproveitou bem a oportunidade para dar números finais à partida: 2x0.

FICHA DO JOGO - SPORT 0x2 SÃO PAULO:

SPORT: Renan; Ewerton, Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique (Ítalo), Fabinho e Jorginho (Pedro Martins); Luciano Juba (Fábio Matheus), Edinho (Wanderson) e Vagner Love (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira.

SÃO PAULO: Rafael, Rafinha, Arboleda (Alan Franco), Lucas Beraldo e Patryck; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Michel Araújo e Wellington Rato; Alisson e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

COMPETIÇÃO: Copa do Brasil (Oitavas de Final)

LOCAL: Ilha do Retiro, no Recife

GOLS: Luciano, aos 25 min 2°T; Marcos Paulo, aos 43 min do 2°T

CARTÕES AMARELOS: Fabinho e Jorginho (Sport); Rafinha, Lucas Beraldo e Rodrigo Nestor (São Paulo)

CARTÕES VERMELHOS: Fabinho (Sport)

PÚBLICO: 22.889 torcedores

RENDA: R$ 981.850,00

ÁRBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (GO/FIFA); Nailton Junior de Souza Oliveira (CE/FIFA) e Leone Carvalho Rocha (GO); Rodrigo Alonso Ferreira (SC/VAR)

RAFAEL BANDEIRA/SCR
O Sport é o mandante do primeiro jogo contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa do Brasil - FOTO:RAFAEL BANDEIRA/SCR

VEJA MAIS CONTEÚDO

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias