Sem quatro titulares, o Sport perdeu por 1x0 para o Criciúma, na noite desta quarta-feira (24), no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2023.
O único gol dos catarinenses foi marcado logos aos três minutos do primeiro tempo, pelo meia Rômulo, de cabeça.
Com o resultado, o Leão perdeu duas posições na tabela de classificação e agora é o 10° colocado, com 11 pontos. Já o Tigre subiu para o terceiro lugar, com 17 conquistados, a apenas um do líder Vitória.
VEJA O GOL DE RÔMULO:
— Central Do Criciúma (@CriciumaCentral) May 25, 2023
Vale lembrar que os rubro-negros têm dois jogos a menos que todas as equipes da segundona, pelo fato das partidas contra o CRB e Vila Nova terem sido adiadas, no início do Brasileirão. Os pernambucanos estavam disputando as finais do estadual e Nordestão.
O Sport volta a campo no próximo domingo (28), contra o ABC, às 18h, na Ilha do Retiro. Já o Criciúma visitará o Mirassol, na mesma data, às 15h30, no interior de São Paulo.
O que você achou da atuação do SPORT contra o Criciúma?
O JOGO:
Antes mesmo da bola rolar, o Sport já começou em desvantagem. Seja por lesões ou desgastes físicos, o Leão entrou em campo sem quatro dos seus titulares: o lateral-direito Ewerton, o zagueiro Rafael Thyere, o meia Jorginho e o atacante Edinho.
Ewerton sentiu um desconforto muscular no último treinamento, já em Santa Catarina, e foi barrado pelo Departamento Médico. A situação foi a mesma com o zagueiro e capitão Rafael Thyere, sendo vetado apenas no aquecimento, minutos antes do apito inicial. Jorginho chegou a ser relacionado, enquanto Edinho sequer ficou no banco de reservas.
Sem peças de reposição para o setor, o volante Fabinho foi deslocado para a lateral, enquanto Chico assumiu a vaga no setor defensivo. Com Jorginho poupado por desgaste físico, duas lacunas foram abertas no meio de campo. Os pratas da casa Pedro Martins e Ítalo forma acionados. Edinho também não teve condições de jogo, dando a vaga para Fabrício Daniel, que fez sua estreia como titular.
O desnível entre titulares e suplentes se mostrou visível desde o início da partida e logo aos três minutos, o Tigre abriu o marcador. Curiosamente, toda a jogada do gol foi em cima de jogadores fora das suas posições ou acionados de última hora por Enderson Moreira.
Felipe Matheus venceu Fabinho e cruzou na cabeça de Rômulo, que não foi marcado por Chico, e mandou para o fundo das redes.
Com o lado direito completamente anulado, o Sport tentava o jogo pela direção oposta. Não à toa, Felipinho foi o jogador rubro-negro mais lúcido no primeiro tempo. Com boas triangulações com Luciano Juba, que mais uma vez esteve abaixo do que pode apresentar, o lateral teve a chance mais clara de gol, mas apenas aos 38 minutos.
O Criciúma, por sua vez, era muito mais perigoso e obrigava Renan a se virar como podia. No fim das contas, a derrota por 1x0 no primeiro tempo acabou saindo no lucro para os pernambucanos.
No segundo tempo, Jorginho entrou no lugar de Pedro Martins, no intuito de dar mais mobilidade ao meio-campo. Não necessariamente pela entrada do camisa 10, o Sport melhorou e passou a igualar a posse de bola.
Ítalo inverteu posição com Fabinho e assumiu a lateral, trazendo o experiente jogador de 36 anos novamente para atuar como volante.
De maneira geral, o Leão esteve durante toda a etapa final mais perto de empatar o jogo, do quê de levar o segundo gol. Na chance mais perigosa, Vágner Love acertou a trave em cabeçada quase a queima-roupa.
O Sport pressionava o Criciúma, mas esbarrava no forte ferrolho defensivo dos catarinenses. O sufoco sofrido no primeiro tempo não se repetiu no segundo, o que não impediu o Criciúma de manter a vantagem e conseguir os três pontos.
FICHA DO JOGO - CRICIÚMA 1x0 SPORT
CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes (Hélder); Felipe Mateus, Romulo (Léo Costa) e Arilson; Felipe Vizeu, Marquinhos Gabriel (Crystopher) e Eder (João Carlos). Técnico: Cláudio Tencati.
SPORT: Renan; Fabinho, Chico, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique (Gabriel Santos), Pedro Martins (Jorginho) e Ítalo; Fabrício Daniel (Wanderson), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
COMPETIÇÃO: Série B do Brasileirão
LOCAL: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
GOLS: Rômulo, aos 3 min do 1°T
CARTÕES AMARELOS: Walisson Maia (Criciúma); Ronaldo Henrique e Felipinho (Sport)
ÁRBITRAGEM: João Vitor Gabi (SP); Daniel Paulo Zioli (SP) e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP); Adriano de Assis Miranda (VAR/SP)