SPORT

Antes de Fernando Diniz e Fluminense, o Sport já dividiu treinador com a Seleção Brasileira; relembre

Emerson Leão acumulou cargo no Sport e na Seleção Brasileira em 2000

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 04/07/2023 às 17:55
Notícia
X

Fernando Diniz será o novo treinador da Seleção Brasileira e acumulará o cargo juntamente ao seu trabalho vigente no Fluminense, com quem tem contrato até de dezembro de 2024.

Segundo o "ge", a CBF entrou em acordo com o Fluminense para ter Diniz como interino até a chegada de Carlo Ancelotti, prevista para acontecer em julho de 2024, após o término do seu contrato com o Real Madrid.

Sendo assim, ele seguirá comandando o Tricolor das Laranjeiras normalmente e se apresentará à Seleção nas Datas Fifa, que não mais coincidirão com rodadas do Brasileirão, Copa do Brasil ou Libertadores, e ficará responsável, também, claro, pelas convocações.

ANTES DE FERNANDO DINIZ, TREINADOR DO SPORT JÁ DIVIDIU TRABALHO ENTRE CLUBE E SELEÇÃO

Embora seja incomum, ainda mais nos tempos atuais, um treinador acumular o cargo em clube e Seleção Brasileira, não é algo inédito.

E isso aconteceu, curiosamente, com o Sport, em 2000.

À época, Emerson Leão, então treinador rubro-negro assumiu o cargo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, em outubro.

Fazendo grande campanha no Sport, que terminou em 2° lugar da Série A, Leão permaneceria naté o final do ano, acumulando os cargos na Granja Comary e Ilha do Retiro.

Sua estreia na Seleção Brasileira foi em 15 de novembro, pelas Eliminatórias da Copa 2002, com vitória por 1 x 0 sobre a Colômbia, no Morumbi, cerca de duas semanas antes de sua despedida do Sport.

O último jogo de Emerson Leão no clube pernambucano (que voltaria a comandar em 2009), foi o amargo empate em 1 x 1 com o Grêmio, no Olímpico, pelo jogo da volta das quartas-de-final da Copa João Havelange.

O resultado eliminou o Sport, que havia perdido a ida por 2 x 1 na Ilha do Retiro, em jogo polêmico, marcado por grande atuação de Ronaldinho Gaúcho e erros de arbitragem.

A passagem de Leão na Seleção não duraria muito. Em junho, com o Brasil em 4° lugar nas Eliminatórias, ele seria demitido para a chegada de Felipão, que conquistaria o Penta, em Yokohoma, um ano depois.

ESTREIA DE FERNANDO DINIZ NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Após disputar três amistosos com Ramon Menezes, os próximos jogos da Seleção Brasileira serão pra valer e valerão já pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

A competição, que dará 6 vagas diretas no mundial que acontecerá nos EUA, Canadá e México, está marcada para começar em setembro, na próxima Data Fifa, marcada para entre os dias 4 e 12

Fernando Diniz estreia contra a Bolívia, em casa, e, na sequência, enfrentará o Peru, fora, pela 2ª rodada.

O dia, horário e local exato dos jogos ainda não foram divulgados pela Conmebol, que deve divulgar a tabela detalhada nas próximas semanas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor