A Copa do Mundo de Futebol Feminino tem início nesta quinta-feira, 20 de julho, e seguirá até o dia 20 de agosto. A edição de 2023 será realizada na Austrália e Nova Zelândia, primeira vez que a competição será sediada em dois países diferentes.
Em nove edições, esta será a primeira vez que o torneio terá 32 seleções disputando a taça. Antes, 24 países participavam da Copa do Mundo.
A Europa será representada por dez equipes, enquanto a América terá nove (três da América do Sul e sete da Concacaf). Já a Ásia terá seis equipes (contando com a Austrália, que fica na Oceania, mas disputa as eliminatórias asiáticas), a África, quatro, e a Oceania, uma.
Na primeira fase, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para o mata-mata.
Brasil na Copa
A seleção brasileira participa desta Copa do Mundo na busca pelo primeiro título. Durante as disputas no torneio, os melhores resultados do Brasil aconteceram na final de 2007, quando perdeu de 2 a 0 para a Alemanha. A seleção também ficou em terceiro lugar na Copa de 1999, quando ganhou da Noruega na disputa de pênaltis, após 0 a 0 no tempo regular.
O Brasil estreia na segunda-feira, 24 de julho e terá Marta, pela última vez, participando do torneio.
A camisa 10 é a maior artilheira da história do torneio - entre homens e mulheres - e pode ampliar esse número durante sua sexta participação. Em Copas, Marta marcou 17 vezes nos torneios de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. A jogadora faz parte da equipe principal desde 2002.
O Brasil caiu no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. O principal adversário da seleção canarinha nesta primeira fase é a França, país que eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 2019.
Assim como Marta, Megan Rapinoe, da seleção dos Estados Unidos, também se despedirá do Mundial Feminino este ano. A jogadora anunciou a sua aposentadoria ao final de 2023. Os EUA são os maiores vencedores da competição, levando o troféu em quatro oportunidades.
Pelo time da casa, a australiana Sam Kerr busca mudar a trajetória da seleção na competição diante da torcida. A Austrália nunca chegou à semifinal.
Onde assistir à Copa do Mundo Feminina 2023
A Copa do Mundo Feminina 2023 terá transmissão da Globo, na TV aberta, e do SporTV, na TV fechada. O site do GE e a Cazé TV, no Youtube, também vão transmitir o torneio.
Fase de Grupos: de 20 de Julho a 03 de Agosto
Oitavas de Final: de 05 a 08 de Agosto
Quartas de Final: 11 e 12 de Agosto
Semifinais: 15 e 16 de Agosto
Disputa do 3º Lugar: 19 de Agosto
Final: 20 de Agosto
Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023
Brasil x Panamá (24/07/2023) - 8h (de Brasília), Estádio Adelaide Oval-AUS
França x Brasil (29/07/2023) - 7h (de Brasília), Estádio Suncorp Stadium-AUS
Jamaica x Brasil (02/08/2023) - 7h (de Brasília), Estádio AA
Confira os grupos da Copa do Mundo Feminina 2023
Grupo A
Nova Zelândia
Noruega
Filipinas
Suíça
Grupo B
Austrália
Irlanda
Nigéria
Canadá
Grupo C
Espanha
Croácia
Zâmbia
Japão
Grupo D
Inglaterra
Haiti
Dinamarca
República Popular da China
Grupo E
Estados Unidos
Vietnã
Países Baixos
Portugal
Grupo F
França
Jamaica
Brasil
Panamá
Grupo G
Suécia
África do Sul
Itália
Argentina
Grupo H
Alemanha
Marrocos
Colômbia
República da Coreia