Na estreia do Sul-Americano, Brasil atropela o Chile por 3x0
A central Diana, que disputa a competição pela primeira vez, foi a maior pontuadora da partida com 15 pontos
Com o Geraldão lotado, a Seleção Brasileira Feminina de vôlei iniciou o Sul-Americano de vôlei 2023 com o pé direito, após vencer o Chile por 3x0 (25-13, 25-11, 25-21), neste sábado (19).
Em noite inspirada das novatas, a central Diana, de 24 anos, e a ponteira Julia Bergmann, de 22, foram as maiores pontuadoras da partida, com 15 e 11 pontos cada, respectivamente.
Com a vitória, o Brasil garantiu três pontos na competição, e divide, momentaneamente, a liderança do campeonato com as argentinas.
ATMOSFERA DO GINÁSIO
Os torcedores começaram a chegar no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães por volta das 15h30 para garantir os melhores lugares, e já acompanharam a primeira partida do dia, entre Argentina e Peru, que começou, pontualmente, às 18h.
As argentinas derrotaram as peruanas, em jogo cheio de reviravoltas, com parciais de 25-16, 24-26, 25-23, 25-19.
Os fãs brasileiros, por conta da rivalidade histórica contra as 'hermanas', torceram pelo Peru desde o apito inicial.
Após o fim da partida de abertura do campeonato, as jogadoras do Brasil entraram em quadra ovacionadas pelos mais de 10.000 torcedores presentes, que cantaram o refrão do hino nacional à capela e vibraram do primeiro ao último ponto do jogo.
TIME TITULAR
O Brasil iniciou o jogo com Roberta levantando e Kisy de oposta, Gabi e Julia Bergmann nas pontas, Carol e Diana de centrais e Nyeme de líbero.
Ao longo da partida, Roberta e Rosamaria entraram nas inversões de rede.
Após duas parciais vencidas com folga, e com um sistema de saque-bloqueio eficiente – ao todo, foram quatro aces e dez pontos de bloqueio – o técnico José Roberto Guimarães iniciou o terceiro set com Pri Daroit no lugar de Gabi, Rosamaria no lugar de Kisy e Natinha no de Nyeme.
Perto do fim do jogo, Maiara Basso também entrou no lugar de Julia Bergmann.
DIANA, MAIOR PONTUADORA DO JOGO, FALA SOBRE O PESO DA ESTREIA
A central Diana, de 24 anos, maior pontuadora da partida com 15 pontos – 11 de ataque e quatro de bloqueio – disputa o seu primeiro Sul-Americano adulto na carreira, e falou sobre o nervosismo da estreia.
"Estava um pouco nervosa no começo da partida. É sempre muito bom jogar em casa, com o apoio da torcida brasileira. Fico feliz de ter jogado diante de um grande público que nos apoiou em todos os momentos. Foi um bom começo de Sul-Americano.", afirmou.
NOITE DAS NOVATAS
A ponteira Julia Bergmann, de 22 anos, também estreante na competição, comentou sobre a evolução da equipe desde o final da Liga das Nações, torneio em que o time brasileiro terminou em quinto lugar.
A ponteira, nascida na Alemanha, marcou 11 pontos, e terminou a partida como a segunda maior pontuadora.
"Esse jogo mostrou o nosso trabalho durante essas últimas semanas depois da Liga das Nações. A gente evoluiu muito no ataque e na defesa. É muito legal jogar o meu primeiro Sul-Americano, aqui no Recife, aqui no Brasil. A gente foi muito bem recebida. Eu estou muito ansiosa para jogar os próximos jogos também.", assegurou.
THAISA É POUPADA NA ESTREIA
A central bi-campeã olímpica, Thaisa, que volta a disputar o campeonato Sul-Americano após dez anos – a última vez tinha sido em 2013, em Ica, no Peru – foi poupada no jogo de hoje, e falou sobre a sensação de acompanhar a partida no banco de reservas.
"É muito mais difícil assistir ao jogo do lado de fora. Eu prefiro sempre estar dentro de quadra. Mas é bacana porque dá 'rodagem' pra todo mundo. O que eu puder, eu vou ajudar ao máximo as meninas. Agora eu estou no modo torcedora aqui no banco.", comentou.
"A GENTE TEM QUE TOMAR CUIDADO": JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES SOBRE JOGO CONTRA ARGENTINA
Ao final da partida, o técnico da Seleção, José Roberto Guimarães, falou sobre a energia do público pernambucano e avaliou o desempenho do time no primeiro jogo do torneio.
"Primeiro a gente tem que enaltecer o público, né. Incrível, casa cheia, energia muito boa. Fiquei impressionado com o que eu vi. Os dois primeiros sets mais tranquilos, no terceiro set tentei colocar as outras jogadoras pra dar um pouco de ritmo também. Pra começo foi bom.", afirmou.
O treinador também alertou sobre o próximo adversário do Brasil: as argentinas.
"A Argentina vem de uma grande conquista na Copa Pan-Americana, o time vem motivado. Ganharam de 3 a 1 contra o Peru hoje, que encostou algumas vezes, mas é um time [A argentina] que tem características de velocidade e jogadoras que tecnicamente são boas. Centrais foram bem acionadas, uma oposta que está virando as bolas de segurança. Então é uma seleção que a gente tem que tomar cuidado, vai exigir muito da gente.", completou.
As brasileiras voltam à quadra às 18h30 deste domingo (20).