SUL-AMERICANO DE VÔLEI

De forma antecipada, Brasil é campeão do Sul-Americano de vôlei no Recife

Com uma rodada de antecedência, brasileiras se tornam campeãs do torneio na noite em que público comparece em maior número no Geraldão

Imagem do autor
Cadastrado por

Felipe Fernandes

Publicado em 22/08/2023 às 23:59 | Atualizado em 23/08/2023 às 2:29
Notícia
X

A Seleção Brasileira Feminina de vôlei conquistou o 23º título do Sul-Americano 2023 de maneira antecipada, após vencer o Peru pelo placar de 3x0 (25-14, 25-18, 25-9), na noite desta terça-feira (22).

Foi a terceira vitória consecutiva das brasileiras por sets diretos. Com o resultado, as donas da casa não podem mais ser ultrapassadas pelas adversárias, mesmo que perca o último confronto contra as colombianas, por conta do número de partidas vencidas, quantidade de pontos e saldo de sets.

A equipe de José Roberto Guimarães contou, mais uma vez, com o apoio da torcida, que vibrou do primeiro ao último ponto, no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, no Recife.

DUELO DE GIGANTES

Mauricio Val/FVImagem/CBV
A argentina, após vitória, soma agora nove pontos na competição - Mauricio Val/FVImagem/CBV

No primeiro jogo do dia, as maiores pontuadoras do campeonato – a oposta argentina Bianca Cugno, com 44 pontos, e a ponteira colombiana, Amanda Coneo, com 39 pontos – se enfrentaram em uma partida eletrizante, válida pela disputa direta do segundo lugar do pódio da competição.

A argentina, comandada pelo técnico Daniel Jorge Castellani, levou a melhor sobre as colombianas e venceu o jogo por 3x0 (25-20, 29-26, 26-24).

O público brasileiro presente, devido a rivalidade histórica com as hermanas, vibrou pela Colômbia até o apito final. Embora a vitória tenha sido definida em sets diretos, a partida foi uma das mais acirradas do campeonato até agora.

COMISSÃO TÉCNICA RODA O TIME TODO

JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM
Todas as 14 jogadoras inscritas na competição tiveram a oportunidade de entrar em quadra na noite desta terça-feira (22) - JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM

O Brasil começou o jogo com o mesmo time que iniciou a partida contra as argentinas no domingo (20). Roberta na mão e Kisy na saída, Gabi e Julia Bergmann nas pontas, Carol e Thaisa pelo meio de rede e Nyeme de líbero.

No final da primeira parcial, a oposta Tainara entrou no lugar de Kisy – e ficou até o fim do segundo set – quando foi substituída por Rosamaria.

Após um primeiro set tranquilo, as peruanas abriram uma diferença de dois pontos e esboçaram sinais de reação na partida, fazendo 7x5 na segunda parcial. Mas com a ajuda da levantadora Roberta, que marcou um ponto em uma bola de segunda e em seguida conseguiu um ace, a Seleção igualou o jogo e seguiu embalada ampliando cada vez mais a vantagem, até fechar o jogo em 2x0.

No terceiro e último set, o técnico brasileiro, pensando em dar oportunidade para toda as jogadoras, mexeu no time. Diana no lugar de Carol e Natinha no de Nyeme.

Antes da partida acabar, entraram Pri Daroit no lugar de Julia e Maiara Basso no de Gabi.

NOITE INSPIRADA DA CENTRAL THAISA

JAILTON JR./JC IMAGEM
Central Thaisa lidera as estatísticas de saque da competição, com 5 aces marcados - JAILTON JR./JC IMAGEM

Em partida especial, a bi campeã olímpica Thaisa Menezes marcou 17 pontos – sendo 13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque – e terminou o confronto como a maior pontuadora.

"Foi uma vitória importante, a equipe ganhou jogando bem e com muita energia positiva. A torcida foi muito calorosa e isso fez toda a diferença. Treinamos muito forte e estávamos com vontade de colocar para fora todo o nosso voleibol. Nosso jogo começou a fluir. Estou feliz com esse título, mas ainda temos um jogo importante contra a Colômbia. Queremos terminar bem esse Sul-Americano. E só temos que agradecer ao povo de Recife.", disse a experiente central.

"ESTAMOS NO CAMINHO CERTO": DIZ GABI, CAPITÃ DO TIME, APÓS TÍTULO

Reprodução/Instagram @gabiguimaraes10
Ponteira e capitã Gabi em quadra pelo Sul-Americano 2023 - Reprodução/Instagram @gabiguimaraes10

A ponteira Gabi, de 29 anos, que ajudou o time na partida de hoje contribuindo com oito pontos – seis de ataque e dois de bloqueio – comentou sobre a campanha do time até aqui.

"Fomos campeãs depois de três partidas e três vitórias. A equipe cresceu jogo a jogo, conseguimos sentir a energia de Recife, a torcida compareceu, a hora do hino foi indescritível. Nosso objetivo era ganhar o Sul-Americano, mas temos mais uma partida. O mais importante é ver o crescimento da equipe, estamos cada vez melhores nos nossos fundamentos. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas estamos no caminho certo.", assegurou.

JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES FALA SOBRE OS PRÓXIMOS DESAFIOS DA SELEÇÃO

JAILTON JR./JC IMAGEM
Sob o comando de José Roberto Guimarães, Brasil conquista o 15º título consecutivo do Campeonato Sul-Americano - JAILTON JR./JC IMAGEM

"Esse título do Sul-Americano é importante, principalmente por ter sido conquistado aqui no Brasil. Há 14 anos nós não jogávamos o Sul-Americano aqui. Foi uma competição muito importante na preparação para o nosso principal alvo da temporada, que é o Pré-Olímpico. Buscar opções e dar ritmo a todo mundo. No Pré-Olímpico teremos sete jogos e vamos precisar de um elenco grande e preparado. Amanhã uma vitória sobre a Colômbia seria fechar com chave de ouro essa competição. Recife nos acolheu calorosamente, foi emocionante, uma energia fantástica. Isso nos fortalece para os próximos desafios”, disse o treinador.

PREMIAÇÃO

JAILTON JR./JC IMAGEM
Torcida pernambucana comparece em peso aos jogos da Seleção Feminina de vôlei no Geraldão, no Recife; é a primeira vez que o Sul-Americano é realizado na cidade - JAILTON JR./JC IMAGEM

Nesta quarta-feira, 23, último dia da competição, mesmo com o campeão já definido, dois jogos ainda serão realizados.

Peru e Chile se enfrentarão às 18h, brigando para evitar terminar a competição na última colocação. Já a Seleção Brasileira, volta à quadra às 20h30, contra a Colômbia, apenas para cumprir tabela.

Ao final do jogo, a Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) realizará a entrega do troféu do campeonato, das medalhas às atletas, e elegerá, por fim, o time do campeonato. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor