SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Em noite inspirada do oposto Felipe Roque, Brasil bate o Chile em sets diretos

Neste domingo, 27, mais de oito mil pessoas lotaram o Geraldão para acompanhar de perto a segunda vitória do time brasileiro na competição

Imagem do autor
Cadastrado por

Felipe Fernandes

Publicado em 27/08/2023 às 22:44 | Atualizado em 28/08/2023 às 9:57
Notícia
X

Após atropelar o Peru na estreia do Sul-Americano de vôlei, a Seleção Brasileira Masculina voltou a vencer no campeonato, desta vez, os chilenos, pelo placar de 3x0 (25-17, 25-18, 25-19).

O oposto Felipe Roque foi novamente o maior pontuador da partida, com 15 pontos, sendo dez em ataque, três de bloqueio e dois de saque. O central Otávio, com 11, foi o outro destaque.

Com o resultado, o Brasil garantiu três pontos na competição e assumiu, momentaneamente, a liderança do campeonato.

O torneio, que acontece a cada dois anos, é realizado em formato de pontos corridos. Todas as seleções se enfrentam, em turno único, sendo o campeão o time que somar mais pontos.

PRIMEIRO JOGO DO DIA

Mauricio Val/FVImagem/CBV
Em mais uma noite de festa no Geraldão, torcida brasileira comparece em peso para acompanhar a Seleção - Mauricio Val/FVImagem/CBV

Na partida que abriu o segundo dia da competição, Peru e Colômbia se enfrentaram em um jogo repleto de reviravoltas. Os colombianos, após perder o primeiro set por 25-19, conseguiram virar o placar e fechar o jogo em 3x1 (19-25, 25-19, 25-17, 25-22). 

O oposto Eduardo Romay, do Peru, foi o maior pontuador da partida, com 17 pontos, sendo 15 de ataque e dois em bloqueio. Pelo lado da Colômbia, o central Daniel Aponza fez 15, dez em ataque e cinco em bloqueio. 

Os peruanos, após perder as duas partidas disputadas até agora, por 3x0 e 3x1, respectivamente, se complicam no torneio.

BRASIL ASSUME A LIDERANÇA DA COMPETIÇÃO

Jailton Jr./JC Imagem
Jogo do Brasil no Sul-Americano de Vôlei - Jailton Jr./JC Imagem

A comissão técnica do Brasil escalou o time inicial com três mudanças em relação a equipe que começou o jogo de ontem: Felipe Roque, Otávio e Thales. Completando a escalação, Bruninho na mão, Lucarelli e Leal nas pontas e Lucão pelo meio de rede. Ao final do primeiro set, Cachopa e Alan entraram na inversão de rede e ajudaram o Brasil a fechar a parcial em 25x17.

Com uma folga no placar no segundo set, o técnico Renan Dal Zotto deu oportunidade para os outros reservas jogarem. Honorato entrou no lugar de Lucarelli, Adriano no de Leal e Judson no de Lucão. Os jogadores conseguiram manter o mesmo nível técnico dos titulares e ficaram em quadra até o fim do jogo.

Após a vitória em cima dos chilenos, os brasileiros — que têm um jogo a mais do que os argentinos — assumem, por enquanto, o primeiro lugar da tabela de classificação. São duas vitórias em sets diretos, em dois jogos, totalizando seis pontos. 100% de aproveitamento. Os argentinos aparecem em segundo lugar, empatados com os colombianos, somando três pontos cada.

"A EQUIPE ESTÁ SACANDO MUITO BEM": DIZ O CENTRAL OTÁVIO

JAILTON JR./JC IMAGEM
Felipe Roque e Otávio, os maiores pontuadores da partida, bloqueando o ataque do Chile - JAILTON JR./JC IMAGEM

O atacante Otávio, de 32 anos, que começou o jogo de hoje como titular, ajudou o time brasileiro marcando 11 pontos, sendo dois deles feitos em aces.

"Foi uma grande vitória hoje. A equipe se postou muito bem e jogou com seriedade desde o início, e isso é o mais importante. Temos que pensar em evoluir a cada dia e aproveitar bastante esse fator casa, que é sempre muito bom. A equipe está sacando muito bem, sempre treinamos muito para ter essa consistência. Hoje em dia, sacar bem é meio caminho andado para pontuar no bloqueio e no contra-ataque", afirmou o jogador.

HONORATO, ÚNICO NORDESTINO DO GRUPO, FALA SOBRE A EMOÇÃO DE 'JOGAR EM CASA'

O ponteiro Henrique Honorato, de 26 anos, que atualmente joga a Superliga pelo Minas Tênis Clube, nasceu em Campina Grande, na Paraíba, estado vizinho a Pernambuco e está tendo a oportunidade de jogar com parentes presentes no ginásio.

“É um momento único e especial jogar no Brasil e principalmente no Nordeste, a minha terra. O momento do hino nacional está cada vez mais emocionante. Contra o Chile colocamos mais uma vez nosso padrão de jogo em prática. Fomos agressivos desde o início. Agora é descansar que amanhã tem mais um jogo importante contra a Colômbia”, disse o ponteiro, que no jogo de hoje marcou cinco pontos. 

RENAN DAL ZOTTO, TÉCNICO DA SELEÇÃO, FALA SOBRE O PRÓXIMO ADVERSÁRIO DO BRASIL

JAILTON JR./JC IMAGEM
Renan Dal Zotto, o comandante da Seleção Masculina - JAILTON JR./JC IMAGEM

"Mais um jogo em que conseguimos impor um bom ritmo de saque, com poucos erros. Tivemos a oportunidade de novo de quase todos poderem jogar, e o ritmo se manter lá em cima. Agora é pensar na Colômbia, mais um jogo importante. Mas o fundamental é continuar pensando jogo a jogo e crescer durante a competição”, disse o treinador.

O Brasil volta à quadra nesta segunda-feira (28), ás 20h30, contra a Colômbia. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor