SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Pela primeira vez na história, Brasil é derrotado pela Argentina e fica com a prata do Sul-Americano de vôlei

Mesmo com a derrota, três jogadores brasileiros foram escolhidos para o time do campeonato; Luciano Vincentin, da Argentina, foi eleito o MVP

Imagem do autor
Cadastrado por

Felipe Fernandes

Publicado em 30/08/2023 às 23:11
Notícia
X

Na noite desta quarta-feira (30), a Seleção Brasileira foi superada pelos argentinos por 3x0 (19-25, 27-29, 22-25), no jogo que valia o título do Sul-Americano Masculino de vôlei 2023. O oposto Alan foi o maior pontuador da partida, com 19 pontos, sendo 17 feitos em ataque, um em bloqueio e um de saque. O ponteiro Facundo Conte, da argentina, com 15, foi outro destaque.

A Colômbia, com cinco pontos em quatro jogos – duas vitórias, duas derrotas e nove sets perdidos – ficou com o bronze.

DERROTA INÉDITA

JAILTON JR./JC IMAGEM
Brasil é vice-campeão do Sul-Americano de vôlei 2023 - JAILTON JR./JC IMAGEM

O Brasil nunca havia perdido um título de Sul-Americano antes. Durante a história, o time foi campeão de todas as edições do campeonato que participou. Ao todo, são 33 vitórias no torneio.

A Seleção só não foi campeã da competição em 1964, quando não disputou. Na ocasião, a Argentina levou o título, a Venezuela ficou com a prata, e o Uruguai com o bronze.

O campeonato é realizado a cada dois anos, e em formato de pontos corridos, sendo o campeão, o time que somar mais pontos.

Nesta edição de 2023 — que está sendo realizada pela primeira vez na história no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, no Recife — os argentinos, pela segunda vez, conquistaram a medalha de ouro. Foram quatro jogos, quatro vitórias e apenas um set perdido na competição. 

Antes da partida começar, as seleções estavam matematicamente empatadas com nove pontos cada na tabela de classificação. Quem vencesse o jogo, independentemente do placar, ficaria com o título.

TIME DO CAMPEONATO

Ao final da entrega das medalhas, a Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV) elegeu os melhores jogadores do campeonato. Três atletas brasileiros estão no dream time. Lucarelli foi eleito o melhor ponteiro; o atacante Alan, melhor oposto, e Thales, melhor líbero.

O central Nicolas Zerba, da Argentina; o meio de rede Daniel Aponza, da Colômbia; o levantador Luciano De Cecco, também da argentina e o ponteiro Vicente Parraguire, do Chile, completaram a lista.

O título de "melhor jogador da competição" ficou com o ponteiro argentino Luciano Vicentin. 

PRÓXIMOS DESAFIOS

O vôlei masculino do Brasil estreia no Pré-Olímpico no dia 30 de setembro, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, contra o Catar. O torneio garante duas vagas para as Olímpiadas de Paris em 2024. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor