Regata Internacional Recife Fernando de Noronha-Refeno

Com 88 barcos, partida da 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha traz grande público ao Marco Zero

34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha-Refeno ocorreu neste sábado (23/09)

Imagem do autor
Cadastrado por

Renato Nascimento

Publicado em 23/09/2023 às 16:36 | Atualizado em 23/09/2023 às 16:47
Notícia
X

BARCOS AO MAR! A largada da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha-Refeno ocorreu neste sábado (23/09) a partir do Marco Zero da capital pernambucana. Um total de 89 veleiros iniciaram a jornada de 300 milhas náuticas (aproximadamente 560 km) em direção ao arquipélago. Da lista original de participantes, apenas o João de Botas não seguiu rumo a Noronha.

A partida foi organizada em cinco grupos distintos com horários a partir do meio-dia. Na disputa pelo prestigioso Fita Azul, os barcos Adrenalina Pura, Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú zarparam às 14h.

Um tiro de canhão anunciou a partida de cada grupo. Além disso, a Bateria Gigante do Samba animou o público no Marco Zero do Recife.

A grande inovação desta edição da Refeno é a ênfase na sustentabilidade. Com o apoio do Genio Carbon, o ano de 2023 marcará a primeira regata oceânica com neutralização de carbono na América Latina. O Genio Carbon não apenas monitorará as emissões de gases do efeito estufa do evento, mas também se encarregará de compensar essas emissões por meio da plataforma Genio Carbon Marketplace.

“A Refeno é um sucesso total. O público mais uma vez se fez presente no Marco Zero para acompanhar o desfile dos barcos. Agradecemos ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas pelo apoio. Além disso, a Refeno sempre inovando. Desta vez, fomos a primeira regata Carbono Zero”, disse o Comodoro Delmiro Gouveia.

A largada foi transmitida pelo canal do YouTube da Refeno. A narração ficou a cargo do experiente jornalista Ronan Tardin, com comentários de Ricardo Baggio, conhecido como Kadu, ex-comentarista do Sportv.

Kadu, renomado velejador e uma verdadeira autoridade no mundo náutico, tanto em termos de organização de regatas como na gestão esportiva, proporcionou uma narrativa ao vivo da partida dos veleiros em sua jornada em direção ao arquipélago.

Com uma extensa trajetória em transmissões esportivas, que incluiu a cobertura de regatas da Volvo no Brasil, Kadu também desempenhou a função de comentarista de vela no Sportv durante os Jogos Olímpicos, desde Atlanta-1996 até Tóquio-2021.

"Foi impressionante a partida do público na partida da Refeno", resumiu o comentarista.

BARCOS PARTICIPANTES

A Maior Regata Oceânica da América Latina conta com a participação de 88 barcos, de 15 estados do Brasil. Os estados com maior representatividade são Bahia, Pernambuco e São Paulo, com 16 veleiros cada. Em seguida, o Rio de Janeiro vem com 11 barcos. Também estão na competição embarcações de Rio Grande do Sul (6); Paraíba e Paraná (3); Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada); Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).

Tem ainda quatro estrangeiros, sendo três da Argentina – Ladino, Wisdom e Talisman– e um da África do Sul, o Arabella. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento.

ADRENALINA PURA

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.

Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.

FITA AZUL

O atual Fita Azul da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos. Com um detalhe: ele velejou sozinho, como presente de 50 anos. O Aventureiro estará de novo na disputa esse ano.

PATROCINADORES E APOIO

A Refeno 2023 tem o patrocínio do Governo Federal, Embratur, Banco do Nordeste, Heineken, Kroma e Allcatrazes.

A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Genio Carbon, Shineray, Becker, Recife Marina, FPVEla, CBVela, Agemar, Coca-Cola, Sundown e Dislub.

CONTATOS – Alcance Comunicação

Maurício Junior (81) 98873-57777
Marcos Leandro – (81) 98862-9303
Clauber Santana – (81) 98840-5163

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor