Portugal e França nas quartas de final da Eurocopa

Os portugueses bateram a Eslovênia nos pênaltis, quanto os franceses suaram para eliminar a Bélgica com um gol no final do confronto

Publicado em 01/07/2024 às 22:28

Mesmo com um pênalti desperdiçado por Cristiano Ronaldo na prorrogação, Portugal acabou eliminando a Eslovênia nas oitavas de final da Eurocopa nesta segunda-feira, em Frankfurt, na Alemanha. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, Portugal venceu a disputa de pênalti após Illicic, Balkovec e Verbic desperdiçarem as três primeiras cobranças diante do goleiro Diogo Costa. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva marcaram para Portugal, que fez 3 a 0.

O rival nas quartas de final será a França, que mais cedo venceu a Bélgica por 1 a 0, na próxima sexta-feira. Campeão da Euro em 2016, Portugal foi eliminado nas oitavas de final na última edição, em 2020.

A Eslovênia fez história. Pela primeira vez em um mata-mata de uma grande competição, a seleção chegou às quartas de final da competição sem nunca ter vencido uma partida na competição no tempo normal. Em duas participações, são seis empates em sete jogos. A taxa de 85,7% de igualdades é maior do que a de qualquer outra equipe na história do torneio. O resultado ampliou a sequência de invencibilidade dos eslovenos em 2024 para 9 jogos (3 vitórias e 6 empates), sendo que a Dinamarca foi a última equipe a derrotá-los, em novembro de 2023.

GOL CONTRA DEFINIU O OUTRO CONFRONTO

O duelo entre França e Bélgica seguiu o roteiro de dramaticidade que marcou alguns dos jogos das oitavas da Eurocopa. Em um jogo bastante estudado, mas que ganhou contornos de tensão nos 45 minutos finais, os franceses derrotaram os belgas nesta segunda-feira por 1 a 0, em Dusseldorf, garantindo o seu lugar nas quartas de final da Eurocopa.

O duelo pela próxima etapa do torneio já tem dia e local marcados. A partida acontece na sexta-feira, no Volspark e o adversário será Portugal, que eliminou a Eslovênia nos pênaltis

O herói da classificação acabou sendo um personagem improvável. Quando todas as atenções estavam voltadas para nomes como Mbappé, Thuram e Griezmann, Kolo Muani foi o pé decisivo que balançou a rede e definiu o resultado. O gol acabou sendo creditado para o belga Vertonghen que desviou o chute, e acabou marcando contra.

Tags

Autor