França realizará ensaio da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris em 16 de julho
O ensaio estava programado para 24 de junho, mas foi postergado devido ao nível elevado do rio Sena, que estava cerca de cinco vezes acima do normal
Um ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, marcada para 26 de julho, ocorrerá na próxima terça-feira (16), conforme anunciado nesta sexta pelo Ministério do Esporte da França, após o teste que aconteceria em junho ter sido adiado.
O ensaio estava programado para 24 de junho, mas foi postergado devido ao nível elevado do rio Sena, que estava cerca de cinco vezes acima do normal para o verão.
O fluxo do Sena continua elevado para esta época do ano. Na tarde desta sexta-feira, estava acima de 500 metros cúbicos por segundo, enquanto o normal para julho é entre 100 e 150 metros cúbicos.
Thierry Reboul, diretor de cerimônias do Comitê Organizador de Paris-2024, informou à AFP que caso o Sena esteja entre 300 e 500 metros cúbicos, os organizadores "terão que adaptar" a cerimônia de abertura.
Entre as possíveis adaptações, Reboul mencionou "não usar os barcos mais altos".
O Ministério do Esporte considera que "450 metros cúbicos por segundo" é o máximo aceitável, tanto para o bom andamento da cerimônia de abertura quanto para as provas de triatlo e natação em águas abertas no Sena.
Os Jogos de Paris serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto.
A cerimônia de abertura consistirá em um desfile fluvial e será a primeira da história dos Jogos modernos a ocorrer ao ar livre.