No dia 14 de março o Náutico recebia o Fortaleza nos Aflitos pela Copa do Nordeste e realizava o último jogo oficial antes da paralisação do futebol brasileiro em razão da pandemia do novo coronavírus. Três meses depois, o clube vive a expectativa para a volta dos treinamentos, marcada para esta segunda-feira (15). Neste sábado, o Timbu divulgou o resultado dos 59 testes da covid-19. Ao todo, entre atletas, membros da comissão técnica e funcionários, 11 pessoas testaram positivo para presença de anticorpos contra, o que indica terem desenvolvido imunidade. Portanto, a equipe se reapresenta nesta segunda-feira e agora segue para a próxima etapa de treinos em sub-grupos no CT Wilson Campos.
Estamos voltando! ????
— Náutico (de ????) (@nauticope) June 12, 2020
????: Caio Falcão / CNC pic.twitter.com/tGD4UsCP20
Durante a pandemia, sem a receita dos jogos e dos patrocinadores, o Náutico teve que lidar com uma série de desafios. Mas apesar de todas as dificuldades financeiras, a diretoria conseguiu honrar os compromissos e segue com os salários em dia com o elenco, comissão técnica e funcionários. Mesmo sem futebol, o clube também aproveitou o período para se reforçar dentro de campo. Já visando a disputa da Série B, principal objetivo do time na temporada, foram anunciadas as contratações dos meia Dadá Belmonte e Júnior Brítez, e dos atacantes Thiago e João Paulo.
“É uma situação que, por mais que você planeje qualquer tipo de negócio, em qualquer clube de futebol, você não espera. Tem que aprender no dia a dia a conviver com ela. O Náutico, por mais que tenha feito um orçamento muito rigoroso, um planejamento bem feito, também foi pego de surpresa e passou por várias situações que tivemos que desvendá-las no dia a dia mesmo. O campeonato vai voltar, sabemos que sem torcida, não é como a gente esperava, mas é uma maneira de dar uma movimentada no clube" Edno Melo.
Preparação e ansiedade
Em isolamento, os jogadores do Náutico ganharam férias no mês de abril e, em seguida, foram orientados pelo departamento físico do clube para tentar manter o condicionamento em casa. Em videoconferências, os profissionais passaram todas as atividades para os atletas. Há três meses sem jogos, muitos jogadores do elenco alvirrubro já vivem o maior período de inatividade da carreira e não escondem a ansiedade e felicidade para voltar aos treinos.
"Estou muito feliz. Nesse tempo a gente aprendeu muito, principalmente a dar valor mais as coisas, esse tempo que a gente tem passado em casa serve para a gente aprender, pensar bastante, mas eu não vejo a hora de voltar a jogar, treinar, ter de volta a rotina de antes, intensa. Não vejo a hora também de ver meus companheiros, saudades da resenha, das brincadeiras que a gente fazia, não vejo a hora de voltar logo para a gente fazer tudo de novo", destacou o lateral-direito Hereda.
Último reforço anunciado pelo Náutico, o meia-atacante João Paulo Penha também vinha trabalhando a parte física para manter o condicionamento durante a pandemia. O jogador já se junta aos demais jogadores do elenco nesta segunda-feira (15). "Eu venho treinando muito, na praia, em campo, trabalhando muitas vezes até em dois períodos, me virando do jeito que posso. Todos os dias eu procuro estar fazendo alguma coisa para não perder o ritmo e não voltar do zero", comentou o jogador.
Comentários