Timbu mira acesso

Confira quem são os adversários do Náutico na Série B

Veja como vem cada um dos 19 adversários que o Timbu enfrentará na Segunda Divisão

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 07/08/2020 às 17:13
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Atacante tem lesão na coxa e passará até um mês longe dos gramados - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Valendo quatro vagas na elite em 2021, a sempre disputada Série B do Campeonato Brasileiro já começa nesta sexta-feira (7). Serão dois jogos, Cuiabá x Brasil de Pelotas-RS às 19h15 e Confiança x Paraná às 21h30. Rebaixado ano passado, o Cruzeiro é mais uma atração na competição.

O Náutico, campeão da Série C em 2019, é o único representante de Pernambuco na Segunda Divisão este ano. O Timbu estreia neste sábado (8) contra o Avaí, às 19h, na Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina. Confira os adversários do Náutico na Série B 2020.

Nordestinos

CRB

Fazendo boas campanhas nas últimas temporadas, o CRB entra na edição 2020 também com boas expectativas. O time foi campeão alagoano em cima do rival CSA e na Copa do Brasil derrotou o Cruzeiro no jogo de ida da terceira fase. O técnico Marcelo Cabo tem jogadores rodados, como o zagueiro Gum (bicampeão brasileiro pelo Fluminense) e o atacante Léo Gamalho, com passagem por diversos clubes, entre eles o Santa Cruz.

Time-base: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, Ewerton Páscoa e Igor Cariús; Claudinei, Carlos Jatobá e Diego Torres; Erik, Magno Cruz e Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo. Campeão Alagoano. Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste. Está na terceira fase da Copa do Brasil (bateu o Cruzeiro por 2x0 no jogo de ida).

CSA

Rebaixado para a Série B ano passado, o CSA também não começou bem em 2020, fazendo uma campanha muito ruim na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Os resultados ruins derrubaram o técnico Maurício Barbieri. Eduardo Baptista (ex-Sport) foi contratado e foi vice-campeão estadual.

Time-base: Thiago Rodrigues; Norberto, Alan Costa, Luciano Castán e Igor Fernandes; Márcio Araújo, Yago e Andrigo (Nadson); Rodrigo Pimpão, Allano e Michael Douglas. Técnico: Eduardo Baptista. Vice-campeão alagoano. Eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste e na primeira fase da Copa do Brasil pelo Vitória-ES.

 

RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM
Ex-Sport, o técnico Eduardo Baptista comanda o CSA - RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM


CONFIANÇA

A saída do técnico Daniel Paulista para o Sport afetou o time. Mas aos poucos, o substituto Matheus Costa foi recuperando o bom desempenho da equipe. Na Copa do Nordeste, os sergipanos eliminaram o Santa Cruz nas quartas de final e perderam para o Bahia em uma semifinal muito disputada. A empolgação é grande para jogar a Segunda Divisão depois de mais de 30 anos. Olho no atacante Mikael, revelado pelo Sport e no meia André Moritz.

Time-base: Rafael Santos, Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini e Silva; Amaral, Jeferson, Ítalo e André Mortiz; Mikael e Reis. Técnico: Matheus Costa. Ainda na disputa do título do Campeonato Sergipano e semifinalista da Copa do Nordeste (eliminado pelo Bahia).

SAMPAIO CORRÊA

Outro time que costuma acumular acessos e quedas, o Sampaio Corrêa busca estabilidade na Série B em primeiro plano. O comando do time é de Léo Condé, com boa identificação com a equipe maranhense.

Time-base: João Gabriel; Joazi, Flávio Boaventura, Paulo Sérgio e João Victor; André Luís, Eloir e Daniel Penha; Diego Tavares, Roney e Jackson. Técnico: Léo Condé. Ainda na disputa do título do Campeonato Maranhense. Eliminado na fase preliminar da Copa do Nordeste e na primeira fase da Copa do Brasil pelo Águia Negra, do Mato Grosso do Sul.

NÁUTICO

A expectativa começou alta para a temporada, mas os resultados não vieram até agora. O Timbu não chegou às finais do Estadual e não passou da fase de grupos da Copa do Nordeste.

No Campeonato Brasileiro, o técnico Gilmar Dal Pozzo espera que o ataque dos sonhos da torcida desencante: Erick, Kieza e Thiago. Um ponto positivo é a manutenção dos salários em dia, marca da atual gestão do clube.

Time-base: Jefferson; Hereda, Carlão, Rafael Ribeiro e Willian Simões; Rhaldney, Jhonnatan e Jean Carlos; Thiago, Kieza e Erick. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. Eliminado nas semifinais do Campeonato Pernambucano, na fase de grupos da Copa do Nordeste e na segunda fase da Copa do Brasil pelo Botafogo.

Caio Falcão/Náutico
Centroavante ainda não deslanchou na temporada - Caio Falcão/Náutico


VITÓRIA

Com muitos problemas administrativos nos últimos anos, o Vitória acabou sofrendo dentro de campo, com resultados e classificações pouco expressivas. Ano passado, o rubro-negro baiano quase caiu para a Terceira Divisão, onde já esteve em 2006. A meta esse ano é fazer uma campanha bem melhor e lutar pelo acesso.

Time-base: Ronaldo; Van, João Vitor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Rodrigo Andrade e Fernando Neto; Vico, Alisson Farias e Jordy Caicedo. Técnico: Bruno Pivetti. Eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano e nas quartas de final da Copa do Nordeste pelo Ceará. Está na terceira fase da Copa do Brasil (perdeu o primeiro jogo para o Ceará por 1x0)

Mineiros

CRUZEIRO

A presença do Cruzeiro dá um molho especial à Série B este ano. Um dos gigantes do futebol brasileiro acabou rebaixado no ano passado. Afundado em um mar de dívidas, que chegam a aproximadamente R$ 800 milhões, a Raposa já começa com menos seis pontos na classificação, fruto de dívidas com clubes por conta da contratação de jogadores. O clube contratou o técnico Enderson Moreira para tentar não ser o primeiro clube do G-12 do futebol brasileiro a ficar mais de um ano na Segundona. A aposta é na experiência do goleiro Fábio e do atacante Marcelo Moreno e na juventude do meia-atacante Maurício, de 19 anos.

Time-base: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni; Henrique e Jean; Maurício, Régis, Stênio e Marcelo Moreno. Eliminado na primeira fase do Campeonato Mineiro. Perdeu o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil para o CRB por 2x0.



AMÉRICA-MG

Comandado pelo técnico Lisca (ex-Náutico), o América-MG entra como um dos favoritos ao acesso. O time fez um bom Campeonato Mineiro, sendo eliminado pelo Atlético-MG de Jorge Sampaoli na semifinal. Destaque para o atacante Rodolfo, com seis gols na temporada.

Time-base: Airton; Leandro Silva, Messias, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Augusto e Rodolfo. Técnico: Lisca. Eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro. Está na terceira fase da Copa do Brasil (empatou por 0x0 com a Ferroviária-SP na ida).

Região Sul

AVAÍ

Um dos times que mais se enquadram na expressão "io-io", devido ao sobe e desce de divisão nas últimas temporadas, o Avaí quer de novo voltar a elite nacional. A equipe acaba de contratar o experiente técnico Geninho, com várias passagens pelo Sport e também pelo Náutico. O time tem jogadores conhecidos nacionalmente, como os zagueiros Betão (ex-Corinthians) e Rafael Pereira (ex-Náutico e Ceará), o volante Ralf (ex-Corinthians), o meia Valdívia (ex-Inter e Atlético-MG) e o atacante Rildo (ex-Vasco).

Time-base: Lucas Frigeri, Arnaldo, Betão, Rafael Pereira e Capa; Ralf, Bruno Silva e Valdívia; Renato, Rildo e Rômulo. Técnico: Geninho. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Catarinense e na primeira fase da Copa do Brasil para a Ferroviária-SP.

FIGUEIRENSE

Após o drama no ano passado, quando veio à tona a crise com a empresa que administrava o futebol do clube e quase cair para a Terceira Divisão, o Figueirense tenta se reorganizar. Mas a situação é difícil e, mesmo com a tradição, o clube não deve brigar pelo acesso.

Time-base: Sidão; Lucas, Pereira, Alemão e Sanchez; Arouca, Elyeser, Guilherme e Marquinho; Diego Gonçalves e Pedro Lucas. Técnico: Marcelo Coelho. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Catarinense. Está na terceira fase da Copa do Brasil (venceu por 1x0 o Fluminense na ida).

CHAPECOENSE

Após virar sensação pela ascensão meteórica no futebol nacional e depois gerar imensa comoção após o acidente aéreo que vitimou quase toda a equipe, além de membros da diretoria e da imprensa na viagem a Medellin-COL, a Chapecoense tenta se reerguer e voltar ao Brasileiro da Série A. O clube não tem mais uma situação financeira confortável, o que vai dificultar esse sonho.

Time-base: João Ricardo; Ezequiel, Joílson, Luiz Otávio e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Anderson Leite e Denner; Paulinho Moccelin, Matheus Ribeiro e Anselmo Ramon. Técnico: Umberto Louzer. Finalista do Campeonato Catarinense, Eliminado na Copa do Brasil na segunda fase pelo São José-RS).

 

 


BRASIL DE PELOTAS

Hemerson Maria já virou uma figurinha carimbada na Série B. Este ano o treinador tem a missão de evitar a queda do Brasil de Pelotas para a Série C. O que vier a mais será lucro.

Time-base: Matheus Nogueira; Maicon Silva, Lázaro, Heverton e Matheus Mendes; Leandro Leite e João Ananias; Jarro, Gegê e Gabriel Poveda; Wesley. Técnico: Hemerson Maria. Não se classificou para as finais do Campeonato Gaúcho. Está na terceira fase da Copa do Brasil (perdeu para o Brusque-SC na ida por 1x0).

JUVENTUDE

Após obter o acesso no passado, o Juventude quer fazer uma boa campanha no seu retorno à Série B. Vale a pena lembrar que o time de Caxias do Sul disputou por muito tempo a Série A e foi campeão da Copa do Brasil em 1999. Ou seja, tem força e não pode ser desprezado. Mas a campanha no Estadual desse ano não foi boa.

Time-base: Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Augusto e Eltinho; João Paulo, Tarta, Gustavo Bochecha e Renato Cajá; Breno e Rafael Silva. Técnico: Pintado. Não chegou as finais do Campeonato Gaúcho. Está na terceira fase da Copa do Brasil (empatou a partida de ida por 1x1 com o América-RN).

PARANÁ

Time que sempre briga para subir na Série B, o Paraná quer fazer outra boa campanha em 2020. A campanha no Estadual não foi brilhante, mas o time segue vivo na Copa do Brasil. Mesmo sem a presença da torcida, sempre é forte jogando em seus domínios.

Time-base: Alisson; Paulo Henrique, fabrício, Thales e Juninho; Carlos Dias, Kaio e Renan Bressan; Thiago Alves, Mosquito e Wandson. Técnico: Allan Aal. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Está na terceira fase da Copa do Brasil (perdeu a ida para o Botafogo por 1x0).

OPERÁRIO-PR

Outro clube que apareceu bem no futebol brasileiro nos últimos anos, que o diga o Santa Cruz, eliminado pelo Operário na Série C de 2018. No seu segundo ano seguido na Segundona, o Fantasma quer repetir a boa campanha do ano passado e, quem sabe, brigar por uma das quatro vagas na elite. O time é treinado por Gerson Gusmão há quatro anos.

Time-base: Rodrigo Viana; Sávio, Ricardo Silva, Bonfim e Peixoto; Mazinho, Pedro Ken e Marcelo; Maranhão, Jefinho e Douglas Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense e na segunda fase da Copa do Brasil pelo América-MG.

Paulistas

BOTAFOGO

Comandado pelo técnico Claudinei Oliveira, que já teve uma passagem pelo Sport, o Botafogo-SP quer se manter outra vez na Segundona e, quem sabe, brigar por uma vaga entre os quatro. A campanha no Paulistão, porém, não deixa a torcida muito animada. O time quase foi rebaixado para a Série A2. O volante Elicarlos (ex-Náutico) foi contratado para a Série B.

Time-base: Darley, Valdemir, Róbson, Jordan e Gílson; Naldo (Elicarlos), Victor Bolt e Matheus Anjos; Ronald, Rafinha e Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira. Se manteve na Série A1 do Campeonato Paulista.

GUARANI

Depois de permanecer muitos anos na Série C, o Guarani vai para a segunda temporada seguida na Segundona. O que anima a torcida do Bugre é a boa campanha que o time fez no difícil Campeonato Paulista. A equipe do técnico Thiago Carpini só perdeu a classificação para o Corinthians na última rodada da primeira fase. Destaque para o atacante Rafael Costa, com passagens por vários clubes, sobretudo de Santa Catarina.

Time-base: Jefferson Paulino; Pablo, Walber, Bruno Silva e Bidu; Deivid, Arthur Rezende, Giovanny e Lucas Crispim; Junior Todinho e Rafael Costa. Técnico: Thiago Carpini. Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista.

 

Foto: Luciano Claudino/ Estadão Conteúdo
Guarani se manteve na Segundona - Foto: Luciano Claudino/ Estadão Conteúdo


PONTE PRETA

Um dos favoritos ao acesso, a Ponte Preta deve ser um dos times protagonistas deste edição da Série B. A equipe fez uma campanha de recuperação no Campeonato Paulista, eliminando o Santos nas quartas de final e perdendo para o Palmeiras em jogo duro nas semifinais. O principal reforço do time é o meia Camilo (ex-Sport, Internacional, Botafogo e Chapecoense).

Time-base: Ivan; Apodi, Luizão, Rayan e Ernandes; Luis Oyama, Neto Moura, Camilo e João Paulo; Bruno Rodrigues e Zé Roberto. Técnico: João Brigatti. Eliminado nas semifinais do Campeonato Paulista. Está na terceira fase da Copa do Brasil (venceu o Afogados por 3x0 na ida).

OESTE

Rei dos empates na Série B, o Oeste vem se mantendo na Segunda Divisão há um bom tempo. Porém, 2020 não começou bem, com o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Time-base: Caíque; Eder Sciola, Renan Fonseca, Sidmar e Caetano; Mantuan, Betinho, Fabrício Oya e Mazinho; Bruno Lopes e Bruno Paraíba. Técnico: Renan Freitas. Rebaixado no Campeonato Paulista.

Região Centro-Oeste

CUIABÁ

Um dos jovens clubes do Brasil, o Cuiabá (fundado em 2001), passou com sucesso pela Quarta e Terceira divisões e vai para a sua segunda temporada na Série B. A meta é repetir a boa campanha do ano passado, quando chegou a lutar pelo acesso.

Time-base: João Carlos; Hayner, Everton Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava e Elvis; Felipe Marques, Yago César e Jenison. Técnico: Marcelo Chamusca. Está nas quartas de final do Estadual.

 

RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM
Ex-Sport, o técnico Eduardo Baptista comanda o CSA - FOTO:RODRIGO LOBO/ACERVO JC IMAGEM
CAIO FALCÃO/NÁUTICO
Kieza ainda não desencantou em 2020. - FOTO:CAIO FALCÃO/NÁUTICO

Comentários

Últimas notícias