Adversários do Náutico na Série B: o sempre forte "bloco do Sul"
Times do Sul costumam dar trabalho na Segundona
A Região Sul vem aumentando gradativamente sua penetração na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2021, serão seis representantes: Coritiba, Londrina e Operário (Paraná) Avaí e Brusque (Santa Catarina) e Brasil de Pelotas (Rio Grande do Sul). Serão seis adversários difíceis para o Náutico, principalmente nos jogos fora de casa.
Campeão Brasileiro da Série A em 1985, o Coritiba é um dos times que entram nessa Série B de olho no acesso para a Primeira Divisão, de onde foi rebaixado no ano passado. Para voltar à elite nacional, o Coxa apostou do trabalho do técnico paraguaio Gustavo Morínigo. No elenco, jogadores conhecidos do futebol nacional, como o meia-atacante Robinho (ex-Cruzeiro e Grêmio), o zagueiro Henrique (ex-Palmeiras, Fluminense e seleção brasileira). E também do futebol pernambucano, como o atacante Léo Gamalho (ex-Santa Cruz) e o volante Willian Farias e o atacante Dalberto (ambos ex-Sport). Confira o elenco do Coritiba.
Com a estreia no Brasileiro se aproximando, equipe coxa-branca foi a campo nesta tarde, no Alto da Glória! ?????????????
Saiba mais em https://t.co/5ijHetKQnv pic.twitter.com/dhovcz1APw — Coritiba (@Coritiba) May 26, 2021
Outro time que sempre é competitivo em Série B é o Avaí. Campeão Catarinense - superou a Chapecoense na decisão ontem (26) -, o Leão da Ilha aposta mais uma vez em jogadores experientes, como o zagueiro Betão (ex-Corinthians), o volante Bruno Silva (ex-Botafogo e Inter) e o meia Valdívia (ex-Inter e Atlético-MG). O time é treinado por Claudinei Oliveira, que já passou pela Ilha do Retiro. Veja o elenco do Avaí. O outro representante de Santa Catarina é o Brusque, que obteve o acesso na última temporada, desbancando inclusive o Santa Cruz no quadrangular decisivo da Série C. Veja o elenco do Brusque.
Outro time que vem da Série C é o Londrina. O time comandado pelo técnico Roberto Fonseca ainda vai disputar a semifinal do Campeonato Paranaense, contra o Operário. O Tubarão se reforçou para a disputa da Segundona, destaque para as contratações do volante Tárik (ex-Ituano), o meia Mossoró e o atcante Caprini, que estavam no Ypiranga-RS. O elenco ainda conta com os atacantes Tiago Orobó, Safira e Salatiel (ex-Náutico). Veja o elenco do Londrina. Fechando os representantes do Paraná, o Operário vai para a sua terceira temporada na Segundona. O Fantasma subiu em 2018, eliminando o Santa Cruz no mata-mata das quartas de final da Série C, e se estabeleceu na divisão. A principal contratação para a Série B foi o atacante Rodrigo Pimpão (ex-Vasco e Botafogo), de 33 anos e que estava no CSA. Confira o elenco do Operário.
O único representante do Rio Grande do Sul é o Brasil de Pelotas, sempre muito difícil de ser batido no estádio Bento Freitas, mesmo sem a presença da apaixonada torcida Xavante. O principal nome contratado para a competição foi o volante Denilson, ex-São Paulo e Arsenal, da Inglaterra. O técnico é Cláudio Tencati. Veja o elenco do Brasil-RS.
RAIO-X
CORITIBA FOOT BALL CLUBB
Fundação: 12 de outubro de 1909
Principais títulos: Brasileiro Série A (1985), Brasileiro da Série B (2007 e 2010) e 38 Estaduais
Time-base: Wilson; Igor, Nathan Ribeiro (Henrique), Luciano Castán e Romário; Wiliam Farias, Val e Rafinha; Valdeci (Robinho), Igor Paixão e Léo Gamalho
Técnico: Gustavo Morínigo
Destaques: Robinho, Henrique e Léo Gamalho
Desempenho em 2021: Copa do Brasil (3ª fase, pega o Flamengo), Paranaense (eliminado na 1ª fase)
AVAÍ FUTEBOL CLUBE
Fundação: 1º de setembro de 1923
Principais títulos: Brasileiro Série C (1998) e 18 Estaduais
Time-base: Glédson (Lucas Frigeri); Edílson, Betão, Fagner Alemão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço e Giovanni; Getúlio, Valdívia e Junior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira
Destaques: Edílson, Bruno Silva e Valdívia
Desempenho em 2021: Copa do Brasil (3ª fase, pega o Athletico-PR) e Catarinense (finalista)
BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
Fundação: 12 de outubro de 1987
Principais títulos: Brasileiro Série D (2019) e 1 Estadual
Time-base: Dalberson; Toty, Ianson, Éverton Alemão e Airton; Zé Matheus, Rodolfo Potiguar e Garcez; Thiago Alagiano, Bruno Alves e Junior Pirambu.
Técnico: Jerson Testoni
Destaque: Junior Pirambu
Desempenho em 2021: Copa do Brasil (eliminado na 1ª fase) e Catarinense (semifinalista)
LONDRINA ESPORTE CLUBE
Fundação: 5 de abril de 1956
Principais títulos: Brasileiro Série B (1980), Primeira Liga (2017) e 4 Estaduais.
Time-base:César; Talison, Marcondes, Lucas Costa e Luiz Henrique; Jean Henrique (Tárik), Matheus Bianqui e Adenílson; Safira, Salatiel (Tiago Orobó) e Douglas Santos.
Técnico: Roberto Fonseca
Destaque: Safira
Desempenho em 2021: Paranaense (está na semifinal, pega o Operário)
OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE
Fundação: 1º de maio de 1912
Principais títulos: Brasileiro Série C (2018), Brasileiro Série D (2017) e 1 Estadual.
Time-base: Simão; Lucas Mendes, Odivan, Rodolfo Filemon e Djalma; Leandro Vilela, Tomas Bastos, Marcelo e Leandrinho; Rodrigo Pimpão e Ricardo Bueno
Técnico: Matheus Costa
Destaque: Rodrigo Pimpão
Desempenho em 2021: Copa do Brasil (eliminado na 2ª fase, pelo Coritiba) e Paranaense (está na semifinal, pega o Londrina)
GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL (BRASIL DE PELOTAS)
Fundação: 7 de setembro de 1911
Principais títulos: 1 Estadual
Time-base: Matheus Nogueira; Leandro Camilo, Ícaro e Igor Miranda; Denilson, Rômulo, Douglas Araújo e Bruno Matias; Netto e Júnior Viçosa.
Técnico: Cláudio Tencati
Destaque: Denilson
Desempenho em 2021: Gaúcho (eliminado na 1ª fase)