Tricolor

Santa Cruz coleciona mais uma vitória marcante contra o Sport na Ilha

Cobra Coral atrapalhou novamente os planos do Leão nesse domingo

LOURENÇO GADÊLHA
Cadastrado por
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 20/07/2020 às 19:59 | Atualizado em 20/07/2020 às 20:01
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Pipico marcou os dois gols da vitória do Santa Cruz em cima do Sport - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

A vitória do Santa Cruz por 2x1 contra o Sport no último domingo (19) impôs um dos maiores vexames da história do clube rubro-negro. O resultado negativo no jogo realizado na Ilha do Retiro obrigou o Leão a disputar o quadrangular do rebaixamento para evitar um possível descenso à Série B do Campeonato Pernambucano. Com mais um resultado positivo, o Santa Cruz ampliou a coleção de triunfos marcantes na casa do rival - um filme que se repetiu outras vezes.

Década de 1980

Nos anos de 1986 e 1987, o Santa Cruz conquistou o bicampeonato Pernambucano em cima do Sport. A semelhança das conquistas se dá porque ambas aconteceram justamente na Ilha do Retiro, palco da vitória domingo passado. No primeiro campeonato, em 1986, o presidente tricolor na época, Zé Neves, colocou uma bandeira coral no gramado da Ilha, fato que ficou eternizado na memória dos torcedores e na história do futebol pernambucano. O time do Santa Cruz nesses dois títulos contava com a presença de ídolos da torcida coral, como Birigui, Athayde, Zé do Carmo e outros.

Início do tri

No Campeonato Pernambucano de 2011 as duas equipes se encontraram em uma final após cinco anos, quando nesse período o Sport conquistou o pentacampeonato estadual. A realidade do Santa Cruz na época era bem diferente do Leão. Com um orçamento limitado e recheado de atletas oriundos da base, o Santa Cruz, integrante da Série D do Brasileiro, bateu a equipe rubro-negra, então na Série B, por 2x0, na Ilha do Retiro.

LEIA MAIS

'Acho que o resultado não traduz o que foi a realidade do jogo', diz técnico do Sport

Rivais não perdoam vexame histórico do Sport no Estadual

Itamar Schulle explica como o Santa Cruz conseguiu conter os avanços do lado direito do Sport

Com dois gols de Pipico, Santa Cruz vence clássico e coloca Sport na briga pelo rebaixamento no Estadual

O chutaço de Gilberto e o gol de Landu deram ao Tricolor a vantagem no primeiro jogo da final daquele estadual. No jogo seguinte, no Arruda, o Sport venceu por 1x0 com gol de Marcelinho Paraíba, mas o placar foi insuficiente e o título ficou com o Santa Cruz, que se sagrou campeão e, de quebra, impediu a conquista do hexacampeonato leonino.

O bi

Em 2012, as equipes voltaram a se encontrar em mais uma final de Campeonato Pernambucano. No jogo de ida, no Arruda, empate por 0x0. O capítulo final daquela história ficou para a Ilha do Retiro, no dia 13 de maio, data de aniversário do Sport. Em jogo movimentado, Branquinho abriu o placar para o Santa Cruz, que sofreu o empate logo em seguida com gol do lateral rubro-negro Moacir. Ainda no primeiro tempo, o centroavante Dênis Marques, artilheiro daquela edição, marcou o segundo gol coral na partida.

O Santa Cruz ainda ampliou no segundo tempo, com gol de Luciano Henrique, que também teve passagem pelo Leão entre 2007 e 2009. O camisa 10 recebeu lançamento do zagueiro Leandro Souza, driblou Magrão e fez o terceiro gol do Santa. O Sport ainda diminuiu com Edcarlos, mas a reação rubro-negra parou por aí. Vitória do Santa Cruz por 3x2, que culminou na conquista do bicampeonato estadual depois de 25 anos.

Tricampeão

Em 2013, o Santa Cruz teve ainda mais facilidade nos dois confrontos contra o Sport, ambos válido pela final do Campeonato Pernambucano. Com uma vitória em casa por 1x0, com gol de Dênis Marques, o Tricolor do Arruda chegou ao jogo decisivo, na Ilha do Retiro, com a vantagem na disputa. Naquela partida, o primeiro gol do jogo saiu dos pés de Flávio Caça-Rato, que driblou Magrão e abriu o placar para a equipe coral.

O folclórico atacante ainda foi expulso da partida, no final do primeiro tempo. Com um a menos, o Santa Cruz se retraiu e coube ao goleiro Tiago Cardoso entrar em cena com grandes defesas, impedindo o empate do time rubro-negro. Aos 42 minutos do segundo tempo, o volante Sandro Manoel - que havia entrado no lugar de Dênis Marques - fez o segundo gol e selou o título coral. Vitória por 2x0 e tricampeonato estadual garantido.

Santa de novo

Em 2016, o Santa Cruz voltou a vencer outro Campeonato Pernambucano em cima do Sport. Após vencer o Leão no Arruda por 1x0, com gol de Lelê, as equipes voltaram a se encontrar mais uma vez na Ilha do Retiro para definir o campeão estadual daquele ano. Desta vez, no entanto, o jogo realizado na casa do rival terminou empatado por 0x0. O empate foi suficiente para o Santa Cruz garantir mais um título estadual contra o Leão da Ilha.

Um ano depois, as equipes se encontraram na semifinal da Copa do Nordeste. No jogo de ida, na Ilha do Retiro, o Santa Cruz venceu por 2x1 em partida que ficou marcada pela provocação do atacante tricolor Halef Pitbull, que comemorou o gol da vitória no escudo da equipe rubro-negra. Apesar da vitória, o Santa Cruz perdeu o jogo de volta no Arruda por 2x0 e acabou eliminado do Nordestão de 2017.

Comentários

Últimas notícias