Copa do Nordeste

Santa Cruz encara o Altos em busca de se encontrar na temporada

O Tricolor se agarra nas poucas chances de classificação do regional

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 03/04/2021 às 14:00 | Atualizado em 13/04/2021 às 8:04
Notícia
X

Apesar de uma campanha digna de esquecimento na Copa do Nordeste, o Santa Cruz entra em campo, neste domingo (4), para enfrentar o Altos, no Albertão (PI), se agarrando nas mínimas chances de classificação. Isso porque antes do Tricolor jogar, o Sampaio Corrêa enfrenta o ABC e, caso o time maranhense consiga ao menos um empate, dará fim ao sonho de classificação do Santa Cruz.

ABC e Sampaio empatam; Sport e Santa Cruz estão eliminados da Copa do Nordeste

O Tricolor do Arruda se apega à possibilidade de classificação para manter a motivação nos jogos. "Enquanto houver possibilidade de classificação, a gente tem de manter o foco. Não podemos desistir, é ir em busca do objetivo. Se há chance de chegar, é importante manter o foco em todas as competições", comentou o volante Elicarlos, após o treino dessa sexta-feira (2).

>> "Não podemos ficar querendo enrolar nossa torcida", afirma técnico do Santa Cruz

>> João Brigatti sai em defesa de Pipico após pênalti perdido no clássico: ''não está tudo errado''

>> Elicarlos destaca falta de tempo como uma das dificuldades para o Santa Cruz: "É jogo em cima de jogo"

No entanto, o técnico João Brigatti não está tão otimista e já reconheceu que as chances de classificação são remotas. “Não podemos mentir para a torcida. Eu passo o que eu sinto. Sou verdadeiro com o torcedor. A possibilidade é muito remota. Tentaremos entrar em campo sempre em busca da vitória, mas vamos priorizar o Pernambucano. Se a gente chegar à final do estadual, poderemos ter vagas na Copa do Nordeste e do Brasil do próximo ano. A Copa do Brasil também é muito rentável e dá visibilidade para todos”, completou.

O Santa Cruz tem três pontos conquistados em seis jogos. São cinco derrotas e uma vitória, três gols marcados e oito sofridos, um saldo de menos cinco. Para conseguir a classificação a equipe precisaria vencer os dois próximos jogos, melhorar seu saldo, e torcer contra quatro equipes: Sampaio Corrêa, Treze, Confiança e 4 de Julho. Para completar a primeira fase, o Tricolor do Arruda ainda tem pela frente o Altos e o Botafogo-PB, no próximo fim de semana.

Mesmo que não consiga a classificação, o Santa Cruz terá nas duas partidas restantes a possibilidade de acertar erros cometidos nos últimos jogos e, talvez, dar minutos em campo para jogadores que estão chegando, como os volantes Derley e Karl, recém contratados. Os jogadores treinaram na última sexta, no período da manhã, no CT Ninho das Cobras em Aldeia. Na ocasião, a comissão comandou um trabalho voltado para a parte tática com os atletas, focando na preparação da equipe que vai iniciar a partida contra os piauienses.

Outra mudança que a equipe pode fazer é em relação ao esquema de jogo. O treinador João Brigatti falou, em coletiva após a derrota para o Sport, que seu não está jogando da forma que ele gosta. De acordo com o treinador, o futebol deve ser propositivo, mas teve de mudar a forma de jogar da equipe para tentar conseguir resultados.

Usar a Copa do Nordeste para ir se ajustando é importante, visto que o Santa Cruz não tem tempo necessário para treino. A equipe jogou na quarta-feira, joga neste domingo e já volta a campo na quarta-feira (7) pelo Campeonato Pernambucano, contra o Vera Cruz.

Essa ausência de tempo hábil para preparação é um dos calos do Tricolor para o início de temporada, segundo destacou Elicarlos. "Se houvesse um pouco mais de tempo, a evolução seria um pouquinho melhor. Por isso, é importante ter uma semana cheia, um tempo de treino para o treinador passar o esquema tático. É jogo em cima de jogo, vai mudando peças, procurando encaixar o time, mas aos poucos vamos encaixando para conseguir o objetivo", afirmou.

Altos

O Altos, por sua vez, tem razões para acreditar na classificação. Mesmo tendo sido goleado, por 5x0, pelo Bahia na última rodada, a equipe está a um ponto de distância do ABC - primeiro time da zona de classificação do grupo B para as quartas de final. mas, a campanha do clube piauiense deixa a desejar. O time conseguiu apenas duas vitórias em seis jogos, com três derrotas e um empate. Somou sete pontos, marcou quatro gols e tomou oito. Um saldo de menos quatro.

Ficha do jogo

Prováveis escalações

Santa Cruz: Jordan, Ítalo, William Alves, Júnior Sergipano e Alan Cardoso; Elicarlos, Karl e João Cardoso (Felipe Cabeleira); Chiquinho, Madson e Pipico (Léo Gaúcho). Treinador João Brigatti.

Altos: Marcelo; Gean, Leandro Amorim, Rafael Araújo e Nickson; Dos Santos, Netinho e Juninho Arcanjo (Roger Gaúcho); Klenisson, Manoel e Betinho.

Árbitro: Jose Henrique de Azevedo Junior (MA).

Assistentes: Antonio Adriano de Oliveira e Raphael Max Borges Pereira (MA).

Local: Estádio Albertão, em teresina (PI).

Horário: 15h45

Tags

Autor