Medidas

Ministério da Saúde emite parecer favorável aos protocolos de proteção da CBF com ressalvas para retorno do futebol

Governo Federal quer que testagem seja feitas em todos envolvidos no retorno dos treinos

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 01/05/2020 às 18:22 | Atualizado em 01/05/2020 às 19:05
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
AGENDA Entre as novidades, Copa do Brasil terá finais aos domingos - FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Com ressalvas, o Ministério da Saúde aprovou o guia de sugestões protetivas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviado para avaliação do órgão do Governo Federal. O documento mostra protocolos que possam ser seguidos para o retorno gradativo das atividades das equipes no país. De acordo com o parecer publicado no Globoesporte.com, a atividade futebolística é "relevante no contexto brasileiro e que sua retomada [com portões fechados] pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio". Apesar disso, deixou claro que a decisão final fica sob responsabilidades das autoridades locais.

"Somente com base na análise de risco da secretaria municipal é possível saber em quem momento cada fase pode ser adotada em cada município. O Ministério da Saúde não determinou e nem determinará fechamento ou abertura de qualquer atividade. Essa é uma decisão que cabe ao gestor local", disse.

No documento, o ministério listou vários itens insatisfatórios da CBF para o futebol retomar os treinos durante a pandemia do novo coronavírus. Entre eles, que a entidade "garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como aos respectivos familiares e contactantes próximos".

LEIA MAIS

Secretário-geral da CBF, Walter Feldman, sinaliza retorno do futebol

Evandro Carvalho garante realização do Pernambucano: "Impossível ser suspenso"

Demissões causadas pela pandemia começam a atingir o futebol brasileiro

A pasta também questionou como a CBF vai conseguir os testes rápidos, se o sistema de saúde brasileiro não apresenta grande oferta diante da necessidade da sociedade. "Na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestamento, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo", pontuou o Ministério da Saúde.

O órgão do Governo Federal solicitou um novo parecer da CBF, mais detalhado e envolvendo órgãos governamentais e da sociedade civil. Ainda sugeriu que novas medidas de saúde, segurança e higiene fossem adotadas.

Opinião

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro se mostrou favorável ao retorno dos jogos desde que aconteça de portões fechados. Ele ainda minimizou os impactos que a Covid-19 pode causar nos atletas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias