O torcedor do Sport que já tinha idade para acompanhar o Leão nos anos 1990 com certeza lembra do time de 1994. Uma equipe que venceu tanto o Estadual como a Copa do Nordeste daquele ano. No Campeonato Brasileiro, a irregularidade minou a chance de uma campanha melhor do esquadrão rubro-negro, mas ainda assim conseguiu protagonizar alguns bons jogos, como por exemplo uma goleada por 5x2 contra o São Paulo, em uma Ilha do Retiro lotada.
Na Copa do Nordeste, foi campeão nos pênaltis diante do CRB. No Campeonato Pernambucano, venceu o Náutico na final daquele ano. Um dos protagonistas daquele time, o ex-meio-campista Chiquinho, fez diversos elogios a equipe que era comandada pelo técnico Givanildo Oliveira. Em entrevista ao programa fórum esportivo, da Rádio Jornal, ele disse que aquele Sport de 1994 foi a melhor e maior equipe em que ele atuou.
"Era um time que juntava a experiência com uma garotada que tinha uma vontade de crescer. Para mim, é o melhor e o maior time em que eu tive o privilégio de ter jogado. A gente se conhecia no olhar, era uma coisa muito impressionante. Tenho certeza que o torcedor do Sport tem um carinho muito especial com esse time. Foi um time construído na base do clube e com jogadores que vestiam a camisa do Sport com muito amor", disse Chiquinho.
LEIA MAIS
> Crise financeira atrapalha Sport na montagem do elenco
> Pela internet, Sport inicia pré-venda dos novos uniformes com desconto
> Volante do Sport, Willian Farias comemora nascimento do filho
CAMPEONATO BRASILEIRO
No Campeonato Brasileiro de 1994, o Sport terminou em décimo terceiro. Para Chiquinho, ficou um gosto de frustração naquela campanha, já que o time teve boas atuações ao longo do torneio, especialmente jogando na Ilha do Retiro. Na opinião do ex-meio-campista, o DNA ofensivo daquela equipe era o ponto forte. Time base do Sport naquele ano no Brasileiro: Jefferson; Givaldo, Adriano, Sandro e Dedé; Dário, Juninho Pernambucano e Chiquinho; Leonardo, Zinho e Fábio. Técnico: Givanildo Oliveira.
"Nosso time poderia ter ido mais longe no Campeonato Brasileiro, mas infelizmente a gente não se classificou. Se a gente se classifica, eu acredito que a gente chegaria longe. Isso porque o fator casa era muito forte. Os times tinham muito receio de jogar na Ilha. A gente tinha um modelo de jogo muito definido. Era um time muito ofensivo. Se você olhar a tabela, vai ver que a gente oscilou muito. Isso porque a gente não tinha a característica de jogar fora de casa de um jeito diferente. O professor Givanildo matinha o que a gente tinha de melhor, que era a ofensividade daquele time. A gente poderia ter tido uma melhor colocação naquele ano. O futebol brasileiro merecia isso porque a gente fez um lindo campeonato naquele ano", destacou Chiquinho
QUIZ
Teste seu conhecimento relembrando figuras que vestiram a camisa do Sport no quiz do Blog do Torcedor e do Jornal do Commercio e compartilhe o seu resultado conosco.
Comentários