Aniversário

Veja compacto do título brasileiro do Sport em 1987 nas redes sociais do SJCC

Com gol de Marco Antônio, o Sport venceu o Guarani na Ilha do Retiro e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1987

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 13/05/2020 às 10:38 | Atualizado em 19/05/2020 às 15:32
ARQUIVO JC IMAGEM
Sport foi campeão brasileiro ao derrotar o Guarani por 1x0. - FOTO: ARQUIVO JC IMAGEM

Na comemoração dos 115 anos do Sport neste 13 de maio, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação preparou mais um presente em diferentes plataformas para o torcedor leonino. Nesta quarta-feira, às 16 horas, a TV JC, no YouTube, e as páginas da TV Jornal e do Blog do Torcedor, no Facebook, transmitirão um compacto da final do Campeonato Brasileiro de 1987, vencida pelo Leão por 1x0 diante do Guarani, na Ilha do Retiro. A partida foi transmitida com exclusividade para todo o Brasil pelo SBT, com narração de Ivo Morganti, comentários de Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru e Teobaldo.

O gol de cabeça do zagueiro Marco Antônio, após cobrança de escanteio de Betão, é um dos mais importantes da história do Sport. O título de 87 veio após dois jogos contra o Guarani. Na ida, empate em 1x1 no Brinco de Ouro da Princesa. Com a decisão em casa, o Rubro-negro se impôs e conquistou seu primeiro título nacional. Incontestável, mesmo após diversas tentativas na Justiça, sem sucesso, de dividirem o título de 87. Ele é unicamente do Leão.

LEIA MAIS

Sport comemora aniversário de 115 anos com retransmissão do título de 87

> No aniversário do Sport, TV Jornal presenteia torcida com programa especial sobre Campeonato Brasileiro de 1987

Magrão presta homenagem aos 115 do Sport: "maior do Nordeste"

Mais homenagens

Na TV Jornal, haverá mais conteúdo para o torcedor leonino relembrar a conquista. No programa Turma do Barra, com o apresentador Flávio Barra, às 13h50, o telespectador poderá acompanhar lances, entrevistas com jogadores que participaram da conquista do Campeonato Brasileiro, haverá um repórter na Ilha do Retiro com a taça de 87, além de outros conteúdos exclusivos

Final do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro daquele ano foi dividido em dois módulos: amarelo e verde. No módulo verde, os times que integravam o clube dos 13 e mais três convidados - incluindo o Santa Cruz. No módulo amarelo, os outros 16 times que adquiriram ainda em 1986 o direito de jogar a primeira divisão daquele ano. Para decidir o campeonato, o campeão e vice de cada módulo se enfrentariam num quadrangular com jogos de ida e volta.

No módulo verde, o Flamengo foi o campeão e o Internacional o vice. No módulo amarelo, o Sport foi o vencedor e o Guarani ficou com o segundo lugar. Esses seriam os clubes que jogariam o quadrangular para definir o campeão e vice do Brasileirão daquele ano e que consequentemente representariam o Brasil na Copa Libertadores da América.

No entanto, Flamengo e Inter se recusaram a jogar o quadrangular final. Vale lembrar que, Eurico Miranda, dirigente do Vasco e que representou o clube dos 13 na reunião para definir o regulamento do campeonato, concordou com o cruzamento entre os módulos para definir campeão e vice - ele assinou antes do Brasileirão de 1987 começar.

Como Flamengo e Inter se recusaram a jogar, Sport e Guarani venceram os dois por WO e decidiram entre si a final definitiva do Brasileirão daquele ano. Na primeira partida, no Brinco de Ouro, casa da equipe paulista, que havia sido vice-campeã em 1986, os times ficaram no 1x1, com gol de Betão para o Sport.

Na partida de volta, na Ilha do Retiro, no dia 7 de fevereiro de 1988, o Sport venceu o Guarani com gol de Marco Antônio, que completou o cruzamento do lateral-direito Betão. Além de vencer no campo, o Leão também foi considerado o único campeão daquele ano em todas as esferas judiciais possíveis em que o Flamengo tentou a divisão do título.

Sport que entrou em campo naquele 7 de fevereiro tinha: Flávio; Betão, Marco Antônio, Estevam e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Neco e Nando. Técnico: Jair Picerni

Comentários

Últimas notícias