MEDALHÕES

De Paulo Baier até Thiago Neves: relembre alguns 'medalhões' que o Sport apostou desde 2009

Nomes como Diego Souza, André, Cicinho e Michel Bastos estão presentes na lista

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 18/09/2020 às 11:14 | Atualizado em 18/09/2020 às 12:29
ACERVO JC IMAGEM
Diego Souza e André tiveram bom desempenho no Sport. - FOTO: ACERVO JC IMAGEM

Depois de praticamente dois anos sem apostar em um atleta 'medalhão', o Sport acertou a contratação de um. Trata-se do meia Thiago Neves, de 35 anos, e que já desembarcou no Recife. Pegando o recorte de 2009 até aqui, ano em que o Leão disputou a Conmebol Libertadores após título da Copa do Brasil de 2008, o Rubro-Negro teve um jogador que chegou cercado de expectativas em praticamente todas as temporadas, com exceção de um ou outro ano em que estava na Série B e, por restrições financeiras, não conseguiu trazer nenhum jogador deste nível. Relembre alguns medalhões que passaram pela Ilha do Retiro desde 2009.

PAULO BAIER

O experiente e vitorioso meia Paulo Baier chegou na Ilha do Retiro com status de principal peça do Sport para a disputa da Libertadores de 2009. No entanto, não conseguiu repetir o mesmo feito que teve em clubes anteriores. No jogo em que o Rubro-Negro foi eliminado da competição, inclusive, ele teve três oportunidades para fazer o gol contra o arqueiro Marcos - do Palmeiras -, mas desperdiçou essas chances. O jogador nem terminou metade da temporada no clube leonino, já que rescindiu seu contrato ainda no início de junho.

MARCELINHO PARAÍBA

Nome experiente e com passagens por gigantes do futebol brasileiro, a contratação do meia Marcelinho Paraíba em 2010 agitou a Ilha do Retiro, pois o Sport estava trazendo um atleta com um currículo grande mesmo estando na Série B. E ele correspondeu dentro de campo. No primeiro ano, conseguiu liderar tecnicamente o grupo, mas o Leão acabou não subindo. No entanto, em 2011, novamente com Marcelinho sendo o protagonista, a equipe conseguiu o acesso à Série A. O jogador deixou o Sport depois da perda do título do Campeonato Pernambucano, em 2012.

CICINHO

O ano de 2012 foi péssimo para o Sport dentro de campo, já que o Rubro-Negro perdeu o título do Pernambucano e foi rebaixado à Série B. No entanto, alguns nomes se destacaram naquela problemática temporada leonina. E um deles foi Cicinho, lateral-direito que passou por São Paulo, Real Madrid, Roma e Villarreal, além da Seleção Brasileira antes de acertar com o Sport. Ele chegou aos 32 anos e foi um destaque do Leão na Série A de 2012. Em 2013, até começou bem o ano, mas acabou deixando o Rubro-Negro depois do Estadual e sem jogar na Série B.

DIEGO SOUZA

Diego Souza chegou para a primeira passagem no Sport em 2014. E foi recebido com muita festa pela torcida leonina no Aeroporto dos Guararapes. Dentro de campo, rendeu o esperado e, na temporada seguinte, foi ainda melhor, sendo peça fundamental para o Leão conseguir a 6ª posição na Série A de 2015. No fim do ano, acertou a ida para o Fluminense, mas retornou em março de 2016, novamente com muita festa e também rendimento dentro de campo: um dos artilheiros da Série A daquele ano e peça fundamental para evitar que o Sport fosse rebaixado à Série B em 2017, além de ter sido convocado para a Seleção Brasileira atuando no Rubro-Negro.

ANDRÉ

O atacante André, que tinha passado por Santos e Atlético-MG aqui no Brasil antes de fechar com o Sport, chegou ao Rubro-Negro em 2015 tratado como uma incógnita, mesmo com o currículo dele. No entanto, também foi um 'medalhão' que o Leão conseguiu recuperar - peça fundamental para a ótima campanha leonina daquele ano, o que fez com que ele saísse ao fim do campeonato. Porém o atacante retornou à Ilha do Retiro em 2017, cercado de expectativas. E correspondeu mais uma vez, sendo o vice artilheiro da Série A daquela temporada e fundamental para que o Sport ficasse na elite do futebol brasileiro.

MARK GONZÁLEZ

O chileno Mark González chegou ao Sport em 2016 tendo passagens na Europa, incluindo o gigante Liverpool. No entanto, mesmo com alguns europeus no currículo, ele não conseguiu render metade do que a diretoria do Leão esperava ao contratar. Fez apenas um gol e, além disso, pouco atuou por conta de lesões.

MICHEL BASTOS

Com passagens por clubes da Europa, gigantes do futebol brasileiro e até convocado para a Copa do Mundo de 2010, Michel Bastos chegou no Sport com status de referência para tentar evitar o rebaixamento do Leão em 2018. No entanto, não conseguiu. Oscilou bastante dentro de campo e não rendeu o que a diretoria do Rubro-Negro esperava.

OUTROS NOMES

Além desses nomes citados acima, outros atletas experientes chegaram na Ilha do Retiro, mas sem o mesmo 'glamour'. Um deles foi o volante Wendel, peça fundamental do Rubro-Negro em 2014 e 2015. Outro que também foi muito bem é o atacante Marcos Aurélio, peça fundamental para o Sport na campanha que culminou no acesso à Série A em 2013. No entanto, o sucesso não acompanhou a dupla Felipe Bastos e Rafael Marques, que passaram pelo Sport em 2018 sem deixar saudades. Outro que também chegou com status de jogador experiente e que poderia foi o meio-campista Wesley, em 2017, que também não foi bem no clube.

Comentários

Últimas notícias