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Outubro rosa: Sport lança camisa para conscientização ao câncer de mama

No Brasil, a cada 100 mil mulheres, o risco estimado é de 43,74 casos de câncer de mama

Karoline Albuquerque
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Karoline Albuquerque
Publicado em 30/09/2020 às 18:21 | Atualizado em 30/09/2020 às 18:22
DIVULGAÇÃO/UMBRO
CAMPANHA Umbro lançou camisas rosas, entre elas a do Sport, contra câncer de mama - FOTO: DIVULGAÇÃO/UMBRO

Outubro é o mês para conscientização ao câncer de mama. Para lembrar sobre a prevenção, o Sport lançou a camisa rosa, cor que remete à campanha. A Umbro, empresa que fornece o material esportivo do clube, também divulgou as camisas na cor com os outros clubes com que trabalha. Parte da renda das vendas irão para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Em entrevista ao canal oficial do clube, a enfermeira Cristiane Santos, que trabalha no Leão, destacou a necessidade de prevenção. "Não só para as rubro-negras, mas todas as mulheres. Precisam se conscientizar de que é importante ir ao médico, fazer exames de rotina para se prevenir e não chegar ao diagnóstico tarde", ressaltou.

 

A nutricionista do clube Flávia Carvalho também lembrou que o câncer de mama tem cura com o tratamento adequado. "Muito importante o Sport abraçar essa causa, uma instituição de grande porte que é formadora de opinião. Não é porque estamos numa pandemia que podemos relaxar nos cuidados com essa doença que é tão frequente e tão perigosa, de tanto risco, e que tem solução, tem tratamento", disse.

Além do Sport, as camisas rosas lançadas pela Umbro são da Chapecoense, Fluminense, Santos, Avaí, Grêmio e Athletico-PR. Com edição limitada, as rubro-negras estarão à venda a partir desta quinta-feira (1º) nas lojas físicas da Cazá do Sport (Ilha do Retiro, Shopping Recife e Quiosque Rio Mar) e no site da Umbro.

CÂNCER DE MAMA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com dados deste ano de 2020, a cada 100 mil mulheres, o risco estimado é de 43,74 casos de câncer de mama, sendo o de maior incidência em todas as regiões do Brasil. No Nordeste, a taxa regional é a terceira maior do país, atrás apenas do Sudeste e do Sul.

Ele é também o câncer que mais mata mulheres no Brasil, principalmente em idades mais avançadas. O diagnóstico precoce, porém, reduz a mortalidade. A doença pode ser detectada em fase inicial em grande parte dos casos. A prevenção passa pelo autoexame. Mulheres a partir dos 50 anos devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos. Já mulheres a partir dos 25 anos, sem nenhum problema mamário anterior, devem fazer ultrassom de mama uma vez por ano.

Homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama, apesar de raro. A população masculina representa menos de 1% do total de casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

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