Sport

Como um bom vinho, Luan Polli precisou de tempo para ficar no ponto

Goleiro do Leão passou quase duas temporadas esperando uma oportunidade

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 30/10/2020 às 12:09
ANDERSON STEVENS/SPORT
Luan Polli nunca escondeu a rotina de dedicação para se firmar como titular do Sport - FOTO: ANDERSON STEVENS/SPORT

A trajetória do goleiro Luan Polli no Sport pode ser comparada ao processo de produção de um bom vinho. E existem mais motivos do que você pensa para explicar. Ainda desconhecido no cenário local e nacional, ele chegou ao Sport em 2018 para ser o terceiro goleiro. Sem espaço, e ainda com o ídolo Magrão ativo, não teve nenhuma oportunidade e apenas ficou treinando na temporada. O que quase acontecia a mesma coisa no ano seguinte. Porém, após a lesão de Mailson, o arqueiro assumiu a titularidade em nove jogos na reta final da campanha do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro e deu conta do recado.

Tanto que começou 2020 em alta e atualmente é um dos destaques do Leão na Primeira Divisão. Assim, como o vinho, o jogador, de 27 anos, precisou esperar, treinar e ficar no "ponto" para assumir a responsabilidade. Relação essa, que em entrevista exclusiva ao Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o próprio atleta concordou que existe uma semelhança.

"É uma analogia bem interessante. É bem parecido o processo. Quando você chega ao time, tem todo o processo de maturação nos treinos, que se assemelha a esse processo do vinho. Não é de uma hora para outra que vai sair o produto. É possível dizer que sim, que é um processo bem semelhante", afirmou o goleiro rubro-negro.

LEIA MAIS

> Patric projeta vitória contra o Athletico-PR para fechar primeiro turno longe do Z-4 da Série A

> Nas redes sociais, Sport e Náutico lamentam morte do avô de Thiago Neves

> Próximo adversário do Sport, Athletico Paranaense vive jejum de vitórias

> Lateral-direito do Sport, Raul Prata diz que também gosta de jogar do lado esquerdo

Agora, se engana, quem pensa que não existe ligação entre o atleta e a vinicultura. Após conhecer a atual esposa, Luan Polli viajou para a Itália e conheceu de perto o universo do vinho. Inclusive, mergulhou no assunto de tal maneira que o ramo é uma das possibilidades que o arqueiro projeta para o futuro na aposentadoria.

"Tudo começou quando conheci minha esposa. Não conhecia esse universo, não costumava degustar vinho. A partir de quando conheci ela, ela me ensinou um pouco e logo em seguida fomos para Itália, praticamente para o berço das inúmeras vinícolas de vinho que existem lá no país. Então, um amigo sommelier, italiano, de certa forma nos apresentou de forma mais profunda esse universo dos vinhos, das uvas, todo esse processo", disse Polli.

"Conhecemos muitas vinícolas, acompanhamos de perto todo processo de colheita, da vinícola, plantio, armazenamento... todo esse processo até chegar na nossa mesa. Foi aí que nos apaixonamos. Posteriormente ao futebol, é uma coisa que penso em seguir e fazer da minha vida", completou.

Luan ainda está longe de pendurar as chuteiras, porém, a vontade de entrar para o ramo da produção de vinhos após o futebol parece certa. "Sou do interior, a minha esposa é da cidade. A gente ainda não falou sobre isso, não se terei uma fazenda, mas quero trabalhar com esse universo vinicultor, quero expandir os horizontes. Tanto eu quanto ela nos apaixonamos por esse tema e queremos expandir futuramente", comentou o goleiro.

Só que, antes de deixar o futebol e entrar para vinicultura, Luan Polli ainda tem muitos planos como goleiro. Inclusive, defender a seleção brasileira e jogar no exterior. Atualmente, ele tem contrato com o Sport até o fim do próximo ano, com a possibilidade de renovação unilateral do clube rubro-negro até o fim de 2022.

"O sonho de todo jogador é pegar uma seleção brasileira, jogar na Europa. Disputar uma Champions League, onde estão os melhores do futebol. E meu sonho não é diferente. Claro, existe todo um processo que precisa ser trabalhado até lá. Continuando com os pés no chão, tranquilidade, discernimento, acredito que posso chegar nisso. Eu acredito e eu que preciso mesmo acreditar nos meus sonhos", destacou.

Para alcançar os objetivos, o goleiro do Sport não escondeu que até mesmo fora dos gramados tem uma rotina de bastante dedicação visando o futuro da carreira. "Acho que é um Luan Polli chato (risos). Porque, se eu não estou treinando, quero está em casa descansando para o próximo treino, o próximo jogo. Minha esposa que não gosta muito (risos). Nessa rotina de treino, concentração, viagem, hotel... Ela já fica um tempo em casa sozinha e na folga quer aproveitar, às vezes, uma praia. Mas, eu digo não, quero descansar que tem treino, jogo (risos). Se não estou treinando, estou em casa descansando (risos)", explicou.

E, um dos pontos mais fundamentais para o sucesso profissional, na visão de Luan Polli, é o suporte familiar diariamente. "É 50% do caminho andado ter essa força e apoio em casa. No meu caso, da minha esposa, que é ela que mora comigo e está mais perto. Nos momentos difíceis, ela está ao meu lado. Quando as coisas parecem não acontecer, ela está ali incentivando, dando apoio, não deixando abaixar a cabeça e lembrando de todas as dificuldades, que é só um acidente de percurso. Além, claro, na hora de compartilhar os bons momentos, pois ela que sempre está ao lado, comigo, independente de qualquer coisa", declarou.

Comentários

Últimas notícias