Adversários do Sport na Série A: os outros três representantes do Nordeste
Região estará bem representada na elite do futebol brasileiro de 2021
O Sport irá enfrentar outros três rivais regionais na Série A do Campeonato Brasileiro. Ceará, Fortaleza e Bahia também irão entrar em busca da permanência na elite do futebol nacional. Apesar do fracasso no começo deste ano, o Vozão investiu alto na formação do elenco e quer alçar voos maiores, como na temporada passada, de novo, sob o comando do técnico Guto Ferreira (ex-Sport).
Os principais nomes do time titular do Ceará são o volante Charles (ex-Sport), o meia Vina (ex-Náutico) e os atacantes Mendoza (ex-Corinthians) e Jael (ex-Sport). No elenco, ainda tem o centroavante Felipe Vizeu, prata da casa do Flamengo e com passagens pela seleção brasileira de base.
LEIA MAIS
> Em apresentação no Sport, André brinca e manda recado para Diego Souza
> Moccelin elogia Louzer e trata com naturalidade disputa no ataque do Sport
> André espera brilhar no Sport ao lado de Thiago Neves na disputa da Série A
> Maidana e Everaldo desfalcam Sport no início do Brasileirão
Já o rival do Vozão, o Fortaleza, começou a temporada faturando o título estadual. Pouco antes, precisou trocar de técnico e apostou no argentino Juan Pablo Vojvoda. Na equipe principal, conta com zagueiro Titi (ex-Náutico) e no pelotão de frente a experiência do atacante Wellington Paulista.
Enquanto o Bahia, faturou o título da Copa do Nordeste. Mesmo com mais um troféu para a galeria, o Tricolor de Aço tem oscilado bastante na temporada com o treinador pernambucano Dado Cavalcanti. No Estadual, disputou com o time sub-23 e parou nas semifinais. O time baiano está vivo na terceira fase da Copa do Brasil.
Os principais destaques entre os titulares são o meia Rodriguinho e o atacante Gilberto. Rodriguinho é aquele mesmo que brilhou nacionalmente pelo Corinthians. E, Gilberto, é um velho conhecido da torcida pernambucana. Ele também defendeu o Sport, mas foi com o Santa Cruz que despontou no mundo do futebol ao marcar um gol épico na final do Pernambucano de 2011.
RAIO-X
Ceará Sporting Club
Fundação: 2 de junho de 1914
Principais títulos: 45 vezes campeão do Campeonato Cearense e duas conquistas da Copa do Nordeste (2015 e 2020).
Time-base: Richard, Gabriel Dias, Jordan, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira, Charles, Lima e Vina; Mendoza e Jael.
Técnico: Guto Ferreira
Destaques: Charles, Vina e Mendoza.
Desempenho em 2021: vice-campeão da Copa do Nordeste e do Cearense, eliminado na primeira fase da Sul-Americana e vivo na terceira fase da Copa do Brasil.
Fortaleza Esporte Clube
Fundação: 18 de outubro de 1918
Principais títulos: 44 vezes campeão do Campeonato Cearense, um troféu da Copa do Nordeste (2019) e uma conquista da Série B do Campeonato Brasileiro (2018).
Time-base: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson, Felipe e Matheus Vargas; Robson, David e Wellington Paulista.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Destaques: David e Wellington Paulista.
Desempenho em 2021: campeão cearense, semifinalista da Copa do Nordeste e vivo na terceira fase da Copa do Brasil.
Esporte Clube Bahia
Fundação: 1 de janeiro de 1931
Principais títulos: 49 vezes campeão do Campeonato Baiano, faturou em duas oportunidades (1959 e 1988) o Campeonato Brasileiro e é tetracampeão da Copa do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021).
Time-base: Matheus Claus; Nino Paraíba, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas, Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.
Técnico: Dado Cavalcanti.
Destaques: Rodriguinho e Gilberto.
Desempenho em 2021: campeão da Copa do Nordeste, eliminado nas semifinais do Baiano, e caiu fora da Sul-Americana na primeira fase.