Alimentação

Dia Nacional da Mandioca: história e receitas para celebrar o alimento

Um dia dedicado ao alimento que faz parte da dieta de meio bilhão de pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 22/04/2021 às 15:40 | Atualizado em 22/04/2021 às 15:55
Notícia
X

 O dia nacional da mandioca é comemorado nesta quinta, 22 de abril, e na hora de procurar uma receita bate a dúvida "mandioca ou macaxeira?". Não se preocupe, os dois estão corretos e dão nome ao mesmo alimento. Alimento este que faz parte da alimentação da população brasileira muito antes da colonização, e até os dias de hoje, o preparo e consumo da macaxeira são fruto de ensinamentos indígenas.

Criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2007, a data coincide com o descobrimento do Brasil devido à relevância da raiz, encontrada pelos portugueses logo em 1500. O historiador Filipe Domingues ressalta que o batismo da mandioca é indígena bem como a inserção do alimento no dia a dia dos colonizadores. "A palavra mandioca vem do termo tupi-guarani, 'mani' que é a deusa da fartura, da benevolência, do alimento, da prosperidade e 'oca' que é casa. Então seria 'a casa de Mani', a casa onde ela habita para alimentar as pessoas, os indígenas. E é importante frisar que na América espanhola, a base da alimentação dos indígenas eram o milho e a batata e na América portuguesa, a base da alimentação dos indígenas no que veio a ser Brasil no futuro era a mandioca". Após meses de viagem para vir ao Brasil, os colonizadores chegavam exaustos e até doentes pela escassez de alimento no navio e rapidamente a mandioca foi introduzida como fonte de carboidratos. "Logo no início do contato, os portugueses se alimentavam das mandiocas e posteriormente começaram a levar para as colônias africanas e a mandioca que é nativa da América do Sul se adapta muito bem na África e ajuda a combater a fome em diversos países do continente africano", explica o historiador.

 

A mandioca um dos principais alimentos básicos no mundo em desenvolvimento, existindo na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas. A Nigéria é o maior produtor mundial de mandioca, que no ano de 2016 computou 57,13 milhões de toneladas, seguido por Tailândia e Indonésia. O Brasil é o 4º maior produtor mundial com 21,08 milhões de toneladas de raiz de mandioca, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ela tem muitos nomes: mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga… e para fazer jus a tantos nomes, a Manihot esculenta tem várias receitas e preparos na culinária mundial.

Receitas

Você é aquela pessoa que só come macaxeira com charque e bolo de macaxeira nas Festas Juninas? Apresentamos outras maneiras de usar a macaxeira em preparos culinários com receitas simples que podem fazer a diferença e dar um toque especial no almoço ou jantar. Até a raiz da mandioca faz bem pra saúde por armazenar uma grande quantidade de amido, sendo portanto, uma importante fonte de energia. Além disso, a raiz da mandioca é rica em cálcio, fósforo e vitamina C.

Escondidinho de macaxeira com charque

Uma das especialidade do nosso chef Rivandro França, apresentador do programa Sabor da Gente na TV Jornal, o prato é delicioso e agrada a todos os gostos. Que tal aprender?


 

Bobó de camarão 

Você com certeza já provou… caso só conheça de ouvir falar, prove na primeira oportunidade! Com certeza é um prato que merece ser provado e repetido. Uma boa pedida em várias ocasiões. O preparo da iguaria tem mais etapas e, consequentemente, demorado. Mas vale a pena. Confira a receita.



Bolinhos de macaxeiras recheados

Que tal uma massa para substituir a batata inglesa? A macaxeira cozida é uma ótima opção para fazer bolinhos com os mais diversos recheios e ser uma opção de entrada.




Bolo de macaxeira com coco
E claro, não poderia faltar o clássico bolo de macaxeira com coco, um clássico nas Festas Juninas mas que está na mesa do nordestino apreciador da cultura e sabor regional durante boa parte do ano. Uma receita simples e caseira deliciosa:




Tags

Autor