GPTW

Investimento no desenvolvimento humano e organizacional faz do escritório da Fonte Advogados um GPTW

O trabalho híbrido, iniciado na Pandemia, foi adotado em caráter definitivo, após pesquisa interna do desejo dos colaboradores

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 12/11/2021 às 17:45 | Atualizado em 12/11/2021 às 18:02
Patrocinada
X

O sucesso de uma organização é comumente associado à sua relevância no mercado onde atua e nos ganhos obtidos pelo trabalho realizado. Mas é na capacidade da empresa de desenvolver pessoas e de adotar boas práticas no ambiente corporativo que estão seus maiores diferenciais competitivos. Foi priorizando medidas que valorizam os colaboradores e contribuem para a formação de um time forte e engajado, que a da Fonte Advogados apareceu, mais uma vez, na lista das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco, da consultoria global Great Place to Work. Este é o sexto ano que a empresa é destaque no ranking do Estado.

“Ficamos muito felizes em saber que continuamos no ranking das empresas que são um GPTW. Esse reconhecimento é muito importante para nós, pois é dado por nossa própria equipe, que é a grande responsável pela construção da empresa que somos. Nosso time é absolutamente essencial para alcançarmos uma trajetória de sucesso. Saber que conseguimos assegurar um reconhecido e elogiado local de trabalho é determinante para esse propósito”, comenta Alexandre da Fonte, sócio-diretor do escritório da Fonte Advogados.

Há 21 anos no mercado, a empresa tem, atualmente, 149 colaboradores, sendo 81 advogados, 35 estagiários ou trainees e 33 membros nas equipes de apoio. Para se tornar um bom lugar para se trabalhar, o escritório realiza uma gestão de ‘portas abertas’, em que o colaborador tem vez e voz, focada na inclusão e na interação entre os funcionários. Um dos bons exemplos deste relacionamento amistoso é o bloco de Carnaval “Retidos na Fonte”, criado pela empresa. 

DIVULGAÇÃO
Promover um ambiente leve e investir no desenvolvimento dos colaboradores são pontos de destaque no escritório, detalha Carlos André Pereira Lima, sócio-diretor do da Fonte Advogados - DIVULGAÇÃO


Além de buscar promover um ambiente de trabalho leve, o escritório também tem investido no desenvolvimento dos colaboradores. Entre as ações, estão o Programa de Desenvolvimento de Líderes, o Comitê Executivo de Qualificação Jurídica, o Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento Individual e iniciativas de apoio emocional. “Além das diversas ações de promoção de boas práticas, baseadas em uma comunicação fácil, construtiva e acessível entre todos nós, temos uma área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, cuja missão é promover o desenvolvimento das pessoas, como a avaliação e construção de programas individuais de desenvolvimento, o investimento em cursos de qualificação, a realização de workshops internos para compartilhar conhecimento, o treinamentos em feedback e a geração de oportunidades para as ‘pratas da casa’”, pontua Carlos André Pereira Lima, sócio-diretor do escritório da Fonte Advogados.

Durante a pandemia, assim como boa parte das empresas do mundo, a da Fonte Advogados precisou adotar uma nova rotina de trabalho. O home office foi implementado sem planejamento prévio. Mas foi rapidamente superado com o empenho de todos. O desafio do primeiro momento deu lugar ao aprendizado. De tão eficiente, o trabalho remoto passou a fazer parte da jornada da empresa, que adotou o formato após uma pesquisa interna com os próprios colaboradores. 

DIVULGAÇÃO/FILIPE FRANCA
De acordo com o sócio-diretor, Alexandre da Fonte, a pandemia foi um desafio para todos, mas com a ajuda de uma excelente gestão interna, boas percepções foram colhidas - DIVULGAÇÃO/FILIPE FRANCA


“A pandemia nos impôs um home office integral e total. Mas tudo funcionou muito bem e vários aprendizados e boas percepções foram colhidas. À frente, continuaremos com práticas de home-office, em um regime híbrido, balanceado segundo as necessidades e interesses do escritório e de nosso time. O home office foi uma conquista para todos e nossa intenção é melhorar nossas práticas, comunicação, infraestrutura e sistemas para fazermos cada vez melhor neste novo contexto”, afirma o sócio-diretor Alexandre da Fonte.

Além de estar tantos anos na lista das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco, pelas boas práticas adotadas no ambiente corporativo, o escritório também já foi destaque em publicações de prestígio na advocacia, como na Chambers and Partners e na Analise Advocacia. Reconhecimentos que, de acordo com Carlos André, reforçam as ações da empresa na retenção e formação de excelentes profissionais e no desenvolvimento de um time competitivo. “Em nosso mercado de atuação, buscamos, com a mesma ênfase, os melhores clientes e os melhores colaboradores. Com bons clientes, temos demandas capazes de atrair profissionais qualificados, desafiados, desejosos de um crescimento profissional. Mas sem bons profissionais em nosso time, também não conseguimos os clientes que desejamos. Assim, essa relação entre bons clientes e excelentes profissionais é muito direta e estamos muito atentos a ela”.

“Somente conseguiremos caminhar bem, para o norte que desejamos, se tivermos um time excelente, engajado, amplo, complementar, atento a nossos clientes e com muita visão de futuro. Essa jornada somente pode ser construída por muitos, juntos. Nossa história teve início com esse pensamento, presente na cultura construída ao longo desses anos, e é assim que pretendemos seguir cada vez mais”, finaliza Alexandre da Fonte.

Tags

Autor