PRÊMIO GPTW

GPTW: Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco chega à 13ª edição

A primeira edição do Prêmio GPTW Pernambuco aconteceu em 2011

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 18/10/2023 às 6:00
Notícia
X

Confiança. Espírito empreendedor. Trabalho em equipe. Superação. Esses são os valores da norteiam a Great Place to Work (GPTW) - "Melhores Empresas para Trabalhar" em português - e são considerados para classificar empresas. Anualmente, o GPTW realiza uma pesquisa e elabora um ranking com as empresas que se destacam em suas categorias.

A avaliação da GPTW é feita com base em uma pesquisa de clima organizacional realizada com os colaboradores. A consulta tem como critérios alguns fatores: a confiança, o respeito, a camaradagem e o orgulho entre os colaboradores.

Empresas que recebem uma alta pontuação na pesquisa são consideradas excelentes lugares para se trabalhar. Elas são conhecidas pelo seu compromisso com o ambiente e o bem-estar dos funcionários.

GPTW no Brasil

Great Place to Work apresentou ao Brasil, em 1997, pela primeira vez, uma lista que reconhecia as organizações com boas práticas. 

Com 25 anos de casa, a GPTW já avaliou mais de 10 mil empresas brasileiras e reconheceu mais de 1.800 delas como ótimas para trabalhar.

O prêmio GPTW é um importante reconhecimento para as empresas. A premiação demonstra que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar e elenca as mais comprometidas com o bem-estar do ambiente e dos seus colaboradores.

GPTW Pernambuco

Há mais de 10 anos, a GPTW reconhece empresas que adotam boas práticas de recursos humanos e impactam de forma positiva seus ambientes corporativos em Pernambuco.

A chegada da premiação no Estado impacta positivamente nas organizações locais, incentivando a melhoria dos ambientes de trabalho e das relações com os colaboradores.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 01-11-2022 Assunto: SOCIEDADE - Prêmio GPTW, na Arcádia Apipucos. - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM

Desde a primeira edição, em 2011, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) está junto à GPTW. Neste período, tem ajudado a potencializar o reconhecimento das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco e a transformar as organizações.

"A GPTW é um reconhecimento importante para as empresas, pois demonstra que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar e que está comprometida com o bem-estar dos seus colaboradores. Nós comemoramos mais um ano da parceria do Jornal do Commercio com a GPTW. Isso significa que estamos na mesma jornada para louvar ambientes de trabalho que sejam positivos e produtivo para todos os colaboradores. Acreditamos que um ótimo ambiente de trabalho é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Quando os colaboradores estão felizes e satisfeitos, eles são mais produtivos e engajados. Isso se reflete nos resultados da empresa", afirma Carlos Humberto, diretor comercial, de marketing e de programação do SJCC.

"O prêmio GPTW é um reconhecimento importante para as empresas, pois reflete o seu compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores e foco no ambiente de trabalho. A premiação, em colaboração com o JC, reforça a parceria de sucesso com o GPTW e empresas de diversos setores", comenta o diretor de Jornalismo do JC, Laurindo Ferreira.

Prêmio GPTW Pernambuco

Neste ano, 82 empresas se inscreveram no Prêmio GPTW Pernambuco, totalizando 41735 funcionários impactados. Dessas, 30 foram premiadas, sendo 5 empresas de pequeno porte, 20 de médio porte e 5 de grande porte.

O Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco acontece no dia 26 de outubro, às 19h, na Arcádia Apipucos.

A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa - necessário que a empresa alcance a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70%. Na segunda etapa, as empresas passam pela avaliação dos pilares For All. Entre os principais critérios da análise, estão:

  • Práticas ESG (atuação em prol de objetivos sociais que vão além da função de maximizar os lucros);
  • Práticas D&I (programas, políticas e processos que dão suporte a grupos diversificados de pessoas);
  • Oferta de cursos e treinamentos;
  • Taxa de turnover (rotatividade de pessoal);
  • Licença maternidade/paternidade, inclusive para para famílias homoafetivas;
  • A perspectiva dos funcionários sobre oportunidade de crescimento e boa qualidade de vida na empresa.

O que significa ser premiada pela GPTW?

Empresas reconhecidas pela GPTW melhoram sua reputação, o que pode atrair novos colaboradores e clientes. Além disso, um bom ambiente corporativo estimula o aumento da produtividade dos funcionários.

Outro ponto importante é que as empresas reconhecidas pelo GPTW têm um turnover (taxa de rotatividade) menor. Ou seja, os colaboradores estão mais satisfeitos e engajados com a empresa.

 

Tags

Autor