SISTEMA FIEPE

FIEPE: 85 anos promovendo o desenvolvimento industrial e humano

O Sistema FIEPE foi reconhecido como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco pelo GPTW

Paloma Xavier
Cadastrado por
Paloma Xavier
Publicado em 27/10/2023 às 0:00
GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Fábio de Pádua (superintendente do Centro de Serviços Compartilhados), Camila Barreto (Diretora Regional do Senai-PE), Maria Carolina Ferreira (Gestora de Pessoas do Sistema Fiepe), Cláudia Cartaxo (Superintendente do SESI-PE) e Israel Erlich (Superintendente da Fiepe e IEL-PE) - FOTO: GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), fundada em 1939, promove o desenvolvimento industrial de Pernambuco, melhora a competitividade das empresas e contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país.

A federação integra e coordena o Sistema FIEPE, composto por quatro órgãos vinculados:

  • Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI), que atua na área de educação, saúde e segurança do trabalhador da indústria;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI), que oferece cursos de formação profissional e serviços de tecnologia e inovação para as indústrias;
  • Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), que trabalha o capital humano por meio de capacitação executiva e recrutamento/seleção de pessoas;
  • Além da própria Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), que promove a defesa da indústria pernambucana e sua competitividade.

Além do impacto no mercado industrial, o Sistema FIEPE se destaca pelo tratamento com os colaboradores, tendo, inclusive, sido reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco pela GPTW (Great Place To Work).

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Da esquerda para a direita: Fábio de Pádua (superintendente do Centro de Serviços Compartilhados), Camila Barreto (Diretora Regional do SENAI-PE), Maria Carolina Ferreira (Gestora de Pessoas do Sistema FIEPE), Cláudia Cartaxo (Superintendente do SESI-PE) e Israel Erlich (Superintendente da FIEPE e IEL-PE) - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

“Temos no Sistema FIEPE instituições com décadas de existência, então temos um lastro grande de força de atuação e, com isso, temos um amadurecimento na área de política de pessoas. O nosso foco, hoje, é cuidar de gente”, comenta Maria Carolina Ferreira, gestora de Pessoas do Sistema FIEPE.

E esse reconhecimento fortalece não apenas as relações entre a equipe, mas também estimula a produtividade. “A premiação traz um impulso a mais de capacidade interna para atender a capacidade externa”, destaca a gestora de Pessoas.

História

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco foi fundada em 1939 pelo industrial Joseph Tourton. Ao longo de seus 85 anos, a instituição conquistou uma base sindical forte e integrada, composta por 33 sindicatos de diversos segmentos industriais.

A federação oferece uma ampla gama de serviços para as indústrias do estado, incluindo: pesquisas técnicas, apoio jurídico, suporte para exportações, intermediação de convênios internacionais, cursos de capacitação, e ações de incentivo à qualidade e competitividade.

Valores

Os valores do Sistema FIEPE define seus valores como: Pela indústria e para a Indústria; Associativismo; Gente é tudo para Gente; Integridade e transparência; Ética e responsabilidade socioambiental; Desenvolvimento dos mantenedores; Inovação e excelência; Respeito à diversidade.

E a atuação do sistema se dá em várias frentes - saúde, educação, qualificação profissional, tecnologia e inovação, capacitação executiva e estágio são algumas delas. Para um desempenho de qualidade, a federação investe na valorização dos colaboradores.

“Ao fazer isso, conseguimos prestar um serviço de maior qualidade. Hoje, quanto mais a gente valorizar as nossas forças internas, mais a gente vai ter gente estimulada, engajada e comprometida e que consegue traduzir tudo isso na ponta, ou seja, nos serviços oferecidos”, explica Maria Carolina Ferreira.

Cuidado com os colaboradores

O Sistema FIEPE está alinhado com os acontecimentos do mundo, das indústrias e do mercado. Para isso, precisa conhecer vários cenários e situações da economia, de forma que potencialize a inovação. E isso também envolve os colaboradores da empresa.

“A questão da inovação está no DNA do Sistema FIEPE. Não podemos deixar de ter a inovação como um ponto de atuação forte em tudo o que a gente faz internamente. Hoje, nós pensamos no colaborador na sua completude, não como um número, mas como o indivíduo que ele é, que é o mesmo lá fora, mas que, enquanto está dentro da empresa, precisa estar bem”, explica a gestora de Pessoas.

Maria Carolina Ferreira também detalha algumas das estratégias adotadas: “Por eles, precisamos ter políticas muito bem estabelecidas, um plano de carreiras, avaliação de desempenho, enfim, um clima que faça com que ele venha para cá e consiga estar bem para pensar em novas práticas para a entidade.”

Um projeto do Sistema que se destacou recentemente de forma positiva foi além: envolveu os filhos dos colaboradores. “Foram dois dias dedicados a receber os filhos de todos eles. Foi um prestígio porque o filho é a coisa mais importante para um pai e para uma mãe. Eu escutei de um colaborador que o Sistema FIEPE tinha realizado um sonho dele. Essa é apenas uma das inúmeras práticas que a gente tem para tentar deixar o nosso colaborador mais feliz”, conta a gestora.

Reconhecimento da GPTW

O Sistema FIEPE integra a lista de Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco de 2023, elaborada pela GPTW (Great Place To Work).

“Esse reconhecimento impacta positivamente no desenvolvimento da mão de obra através do orgulho, uma vez que as pessoas veem que o Sistema FIEPE é reconhecido como uma referência de uma empresa que tem um clima harmônico, feliz e saudável. E isso também acaba refletindo para quem está dentro. A sociedade nos vê diferente, nos enxerga como uma marca forte e estabelecida e que tem todas as políticas bem definidas”, comenta Maria Carolina Ferreira sobre a presença do Sistema na lista.

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Da esquerda para a direita: Fábio de Pádua (superintendente do Centro de Serviços Compartilhados), Camila Barreto (Diretora Regional do SENAI-PE), Maria Carolina Ferreira (Gestora de Pessoas do Sistema FIEPE), Cláudia Cartaxo (Superintendente do SESI-PE) e Israel Erlich (Superintendente da FIEPE e IEL-PE) - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

A gestora aponta que esse reconhecimento também tem impacto na atração de novos talentos: “Um dos maiores benefícios das empresas que recebem um prêmio tão importante como esse em termos de visibilidade e prestígio é ter uma marca que fale por si só. Quando a gente chega, quem nos recebe já nos enxerga como uma marca forte. Em termos de pessoas, ganhar um prêmio como esse faz com que a gente atraia ainda mais talentos. Quando a gente abre vagas, as pessoas têm vontade de vir trabalhar conosco e ser parte dessa empresa.”

Incentivo à gestão de pessoas

Para Maria Carolina Ferreira, o reconhecimento é uma consequência de uma cultura da prática de gestão de pessoas: “O Sistema FIEPE tem como premissa, independentemente de premiações, o incentivo às boas práticas de gestão de pessoas. Então, na realidade, a premiação é o resultado de um histórico de atuação. O processo em si já vem sendo semeado há muito tempo. A colheita a gente consegue ver através de algumas coisas, como o prêmio GPTW.”

“Hoje, o nosso desejo é o de continuar fazendo esse trabalho, fortalecer nossos pontos e o que tiver de ser feito para melhorar nós vamos sempre colocar como prioridade. Dessa forma, vamos conseguir alavancar ainda mais a nossa empresa, as nossas pessoas e, consequentemente, os nossos resultados”, finaliza.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias