SOLAR COCA-COLA

Solar Coca-Cola: Investimento em gestão de pessoas para melhorar ambiente de trabalho e produtividade

A Solar Coca-Cola foi reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco em 2023 pela GPTW

Paloma Xavier
Cadastrado por
Paloma Xavier
Publicado em 27/10/2023 às 0:00
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Flavio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola, com parte da equipe que reconheceu a empresa como um excelente ambiente de trabalho - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

“Pessoas no centro do negócio”, essa foi a principal estratégia para a Solar Coca-Cola melhorar o ambiente de trabalho e produtividade. E, ao investir com afinco na gestão de pessoas, a instituição foi reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco em 2023 pela GPTW (Great Place To Work).

O Fabricante do Sistema Coca-Cola presente em 70% do território brasileiro e um dos 15 maiores do sistema do mundo tem capacidade para atender mais de 400 mil pontos de venda. A Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e 39 Centros de Distribuição e 75 distribuidores parceiros.

Pessoas como prioridade

Para Letícia Prado, gerente de Recursos Humanos da Solar Coca-Cola, a gestão de pessoas e uma cultura organizacional sólida são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

DIVULGAÇÃO
Letícia Prado, gerente de Recursos Humanos da Solar Coca-Cola - DIVULGAÇÃO

“Uma organização que se destaca nesses aspectos não apenas cria um ambiente saudável para seus colaboradores, mas também serve como um farol orientador para outras empresas”, explica.

Reconhecimento da GPTW

A Solar Coca-Cola foi reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco em 2023 pela GPTW (Great Place To Work). A premiação analisa a gestão de pessoas das empresas e ranqueia as com as melhores avaliações.

“Esta certificação reforça que estamos no caminho certo na gestão de pessoas. Ela sinaliza para o mercado nossa determinação em seguir, firmes e fortes, em nossa jornada de crescimento, investindo no maior ativo que uma empresa possui: as pessoas. Sabemos que, nesse processo, é fundamental ouvir nossas pessoas, cotidianamente. Só assim poderemos identificar as oportunidades para fazer sempre mais e melhor”, destaca Letícia Prado.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Flavio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola, com equipe - GUGA MATOS/JC IMAGEM

A gerente de Recursos Humanos também vê, no reconhecimento da Solar Coca-Cola, o impacto positivo no mercado de trabalho como um todo: “Acreditamos que empresas exemplares que se destacam na gestão de pessoas e cultura organizacional desempenham um papel crucial como agentes de mudança e inspiração no mundo dos negócios.”

“Ao estabelecer padrões elevados, reconhecer e apoiar outras organizações, não apenas fortalecemos a nós mesmos, mas também enriquecemos a comunidade empresarial como um todo. Esse ciclo virtuoso de inspiração e apoio mútuo é essencial para o crescimento sustentável e a prosperidade do mundo corporativo”, complementa.

Impacto na região e no país

De acordo com a gerente de Recursos Humanos, Pernambuco é um estado estratégico para a Solar Coca-Cola, onde geram cerca de 2,8 mil empregos diretos e chegam a mais de 34 mil pontos de venda (PDVs). Além disso, a capital pernambucana foi uma das três primeiras a receber o programa de reciclagem Recicla Solar.

Ela destaca o reconhecimento do GPTW não apenas como um “testemunho público de que a organização está comprometida com a excelência em sua cultura organizacional e na gestão de pessoas”, mas também como uma forma de impactar positivamente toda a região, “moldando o desenvolvimento da força de trabalho de maneira significativa.”

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Pernambuco é um estado estratégico para a Solar Coca-Cola - GUGA MATOS/JC IMAGEM

“A visibilidade que esse reconhecimento traz atrai profissionais qualificados para a região. Além disso, uma vez que a empresa se destaca como um excelente local para se trabalhar, ela também retém seus talentos existentes, garantindo que a expertise e o conhecimento permaneçam na região”, explica Letícia.

E acrescenta: “Esse reconhecimento fortalece a atratividade da região, impulsiona a inovação, melhora as práticas de gestão, facilita colaborações estratégicas e cria um impacto positivo duradouro na força de trabalho local e na comunidade como um todo. Esse reconhecimento é um catalisador poderoso para o desenvolvimento econômico e social sustentável no Estado.”

Incentivo às práticas de gestão de pessoas

Entre as práticas de gestão de pessoas da Solar Coca-Cola, estão projetos como o Programa de Diversidade e Inclusão #EuIncluo. A iniciativa valoriza e incentiva políticas de contratação para mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+, pessoas com mais de 50 anos de idade e índigenas.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
A Solar Coca-Cola investe em práticas de gestão de pessoas - GUGA MATOS/JC IMAGEM

“Dentro do movimento, temos trabalhado algumas frentes importantes, como o aumento da presença e do protagonismo das mulheres em todas as áreas da empresa, com foco especial nesse público dentro dos processos de seleção em todas os territórios de atuação da Solar; aumento da atuação de mulheres em cargos de liderança, parcerias com instituições voltadas à promoção da equidade de gênero e qualificação profissional das mulheres”, destaca a gerente de Recursos Humanos.

O próximo passo da empresa é investir na inclusão de pessoas com mais de 50 anos. “Como parte da evolução da jornada de I&D, estamos implantando agora o Grupo de Afinidade voltado para a diversidade geracional, com foco na hashtag #EuIncluo50+. O objetivo é potencializar e dar visibilidade às pessoas 50+ com intuito de eliminar preconceitos relacionados à falta de produtividade, afinidade com tecnologia ou atualização de conhecimento”, finaliza.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias