COVID-19

Para não ''queimar cartuchos'', Renan Calheiros pode mudar estratégia na CPI

Renan tem dito que acompanhará a maioria, sobre relatório. Isso significa ser improvável um fatiamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 27/05/2021 às 7:00
Notícia
X

Uma divergência está estabelecida no "G-7" (composto por opositores e independentes da CPI da Covid), e ela envolve o tal "relatório parcial" anunciado por Renan Calheiros (MDB-AL). Não há dúvidas da existência de indícios suficientes para apontar supostos crimes e omissões, mas uma ala acredita que a antecipação do documento pode esvaziar o relatório final. Apesar de ter sido uma demanda do presidente Omar Aziz (PSD-AM), a prática é incomum. Renan tem dito que acompanhará a maioria. Isso significa ser improvável o fatiamento.

No prazo final

A antecipação "queimaria cartuchos". Alessandro Vieira (Cidadania-SE) diz que "relatório parcial não é produtivo e arrisca gerar conclusões apressadas".

Pra já

O lado da CPI favorável ao fatiamento tem bom argumento: alguma medida prática pode ser tomada desde já via atuação do Ministério Público.

Tratoraço

Ex-ministro palaciano e amigo do clã Bolsonaro, Jorge Oliveira será relator de uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) que apura o esquema do orçamento secreto do governo, revelado pelo Estadão.

Tratoraço 2

Até agora, quatro processos já foram abertos no TCU para apurar o esquema. Outro está com o ministro Weder de Oliveira. Dois aguardam designação, mas podem cair com Oliveira, uma vez que é ele o responsável pelos casos referentes ao Desenvolvimento Regional.

Me tira dessa

Convocado pela CPI, Marquinhos Show, marqueteiro da gestão de Eduardo Pazuello na Saúde, tem uma dúvida cruel.

 "Não assinei contratos, não faço parte de comitê de orientação do presidente, não sou amigo dos filhos dele, não mandei ninguém usar cloroquina ou outro medicamento, sou contra aglomerações, defendo o uso de máscaras e até vacina já tomei. Qual a necessidade da minha ida até a CPI?", questiona ele.

Disponível

Também convocado, o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) diz que não buscará um habeas corpus no STF: "No que for necessário, pretendo contribuir (com a CPI)".

Boa notícia

Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator da MP do Ambiente de Negócios na Câmara, e Paulo Guedes bateram o martelo: o relatório será entregue a Arthur Lira na semana que vem, quase dois meses antes do prazo final, 28 de julho.

A principal inovação na MP é a criação de um novo tipo de ação para as sociedades anônimas, o chamado "voto plural", que dará direito a controlar a empresa mesmo sem possuir a maioria das ações dela, ou seja, uma forma de capitalizar as companhias.

Dando perdido

Tucanos estão preocupados com o futuro de Geraldo Alckmin e tentando conversar com o ex-governador para que ele permaneça no PSDB.

Até o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, com quem Alckmin sempre manteve boa relação, foi convocado para a missão: até agora, porém, nem ele obteve sucesso.

Uni, duni, tê

Hamilton Mourão vive um dilema. Disposto a sair candidato ao Senado, ainda não decidiu se concorrerá pelo Distrito Federal, Rio ou mesmo Rio Grande do Sul. (COM MARIANNA HOLANDA. COLABOROU BRENO PIRES).

PRONTO, FALEI!

Marcelo Ramos - Vice-presidente da Câmara dos Deputados (PL-AM)

"É uma ousadia, como era falar em ser vice-presidente da Câmara com apenas dois anos de mandato", sobre seu nome circular como presidenciável pelo PL.

Tags

Autor