COLUNA DO ESTADÃO

João Amoêdo cobra união do Novo rumo a 2022

O anúncio da pré-candidatura de João Amoêdo a presidente não foi suficiente para pacificar os bastidores do Partido Novo

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 07/06/2021 às 7:02
Notícia
X

O anúncio da pré-candidatura de João Amoêdo a presidente, antecipado pelo Estadão, não foi suficiente para pacificar os bastidores do Partido Novo. Em mensagem enviada a diretórios, o próprio Amoêdo cobrou união e posições claras dos dirigentes. Em linhas gerais, ele quer saber se contará com amplo apoio ou se ainda há querelas internas. "Gostaria de um esclarecimento de vocês: o convite original (para que fosse pré-candidato) foi revogado e isso será comunicado publicamente, ou ele permanece e o processo seletivo será encerrado?"

CEP

A cobrança de Amoêdo tem endereço certo: a ala do Novo mais alinhada ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que reagiu nos bastidores ao lançamento da pré-candidatura do empresário.

Relax

Na prática, é pequena a possibilidade de um revés para Amoêdo: dos 40 dirigentes (todos sem mandato) que decidem a candidatura, 36 estão com ele. A maioria dos "bolsonaristas" não tem poder de decisão nesse caso.

PS.

Janaína Paschoal (PSL-SP) anunciou que votará em Bolsonaro se não surgir uma "terceira via".

É grave a...

Para Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), há 70% de chances de termos um racionamento de energia no País no segundo semestre. "É impressionante o risco que estamos correndo", disse ele, em live da Esfera Brasil.

...crise

Questionado por Nicola Calicchio, "chief strategy officer" do Softbank, sobre a Eletrobras, Pires disse: "A Eletrobras não investiu nada nos últimos dez anos. É um número próximo de zero".

Meu...

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) será homenageado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério Público de Minas. O presidente do Senado é "ex-estagiário da instituição", conforme o convite do evento.

...garoto

Enquanto isso, oposição e independentes do Congresso continuam criticando Pacheco e Arthur Lira (PP-AL) pela timidez de ambos em relação à crise nas Forças Armadas.

Padrinho

Candidata a uma vaga do TSE, a advogada Marilda Santos conta com um importante cabo eleitoral: o ministro do STF Gilmar Mendes. Professora e advogada atuante no meio dos partidos, Marilda fez o novo estatuto do PSL.

Sucesso

A mudança deu mais poderes a Luciano Bivar no partido e foi crucial no rompimento do PSL com o clã Bolsonaro.

Suave

Ricardo Nunes (MDB) vem colecionando vitórias na Câmara Municipal de São Paulo. O Legislativo aprovou o substitutivo apresentado pelo governo para a Operação Urbana Consorciada Água Branca.

Suave 2

A estimativa do projeto, já sancionado, é arrecadar R$ 5 bilhões em investimentos. Em maio, a Câmara já havia aprovado o projeto que trata do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) de 2021, também do Executivo.

DNA

Os advogados Walfrido Warde e Rodrigo Monteiro de Castro são os verdadeiros autores da sociedade anônima simplificada, incluída no Marco Legal das Startups, promulgado por Jair Bolsonaro.

Com Marianna Holanda. Colaborou Pedro Venceslau.

Tags

Autor