Opinião

João Doria vê vacina contra covid-19 como seu 'Plano Real'

"Governador acredita que a vacinação dos paulistas e dos brasileiros estará para ele como o Plano Real esteve para FHC na campanha presidencial de 1994". Veja os destaques da Coluna do Estadão, por Alberto Bombig

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 14/06/2021 às 7:15
Análise
X

João Doria acredita que a vacinação dos paulistas e dos brasileiros estará para ele como o Plano Real esteve para FHC na campanha de 1994: tornou o então presidenciável do PSDB conhecido em todo o País. O governador de São Paulo não desistiu do sonho de ocupar o Planalto e planeja usar as prévias tucanas como oportunidade de viajar pelo Brasil, sempre aos finais de semana, levando a mensagem da vacina. O terceiro pilar de sua nova estratégia é cuidar da própria casa, aumentando investimentos em São Paulo e visitando com mais frequência o interior.

Nacional

O entorno de Doria (foto) acredita que o empenho dele pela Coronavac e pela ButanVac será uma plataforma nacional que os tucanos Geraldo Alckmin, em 2006 e em 2018, e José Serra, em 2010, não tiveram. Ou seja, "paulistanizar" a campanha presidencial com imagens de metrô e de obras viárias em São Paulo não basta, diz o time de João Doria.

Tá on?

Antes há o desafio das prévias. Apesar de o Bandeirantes não considerar Tasso Jereissati um nome "pra valer", o senador pelo Ceará está animado.

Tá off?

Os analistas mais rodados no mundo político, porém, acham que João Doria tem muita rejeição, o que,
neste momento, inviabilizaria sua candidatura.

Rumo...

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), não participou recentemente de um culto evangélico com
Bolsonaro em Anápolis (GO). Ausência gerou especulações.

...a 2022

O presidente levou a tiracolo o líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), citado como nome para
concorrer ao Palácio das Esmeraldas.

Professor...

Otto Alencar (PSD-BA) tem colhido frutos do destaque na CPI da Covid. Aliados já se animam com a projeção que a comissão deu a ele: avaliam que o senador, agora, pode até mesmo se candidatar ao governo da Bahia.

...Otto

"Meu objetivo nunca foi ter destaque. Minha intenção sempre foi apurar a negligência do governo na
pandemia. Não sei ainda se terá influência na eleição do próximo ano, porque a política muda rapidamente, pra melhor ou pior", disse Otto à Coluna.

Boa...

Uma nova espécie de "sapinho-pingo-de-ouro" acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar. Até recentemente, eram conhecidas apenas cinco espécies do animal.

...notícia

O estudo que encontrou os sapinhos em São Paulo foi liderado por Thais Condez, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com o biólogo Leo Malagoli, da Fundação Florestal de São Paulo.

Tamo...

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, adotou um bordão ao final de cada encontro semanal que tem com todos os laboratórios produtores de vacina.

...aqui

"Se tiverem doses sobrando em algum lugar, nos avisem que temos interesse", costuma dizer ele.

Tags

Autor