COLUNA DO ESTADÃO

MP para financiar a casa própria de policiais deve ser ampliada

Desenhado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, além de policiais militares e bombeiros, o texto da medida provisória inclui ainda guardas-civis municipais, policiais civis, penais, federais e rodoviários federais, agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas de institutos de criminalística e medicina legal

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 23/06/2021 às 7:05
Notícia
X

O programa de Jair Bolsonaro para financiar a casa própria de forças policiais deve ser mais amplo do que o previsto inicialmente. Desenhado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, além de policiais militares e bombeiros, o texto da medida provisória inclui ainda guardas-civis municipais, policiais civis, penais, federais e rodoviários federais, agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas de institutos de criminalística e medicina legal. A minuta que será encaminhada por Anderson Torres ao Palácio do Planalto abrange ainda reformados, reservistas e aposentados de todas essas categorias.

Detalhe...

O texto dá prioridade àqueles que estão nas menores faixas de remuneração, ou seja, a base. Torres esteve ontem com Bolsonaro para ajustar os últimos pontos do programa que deve ser encaminhado na próxima semana. Paulo Guedes também deu OK.

...final

O governo estuda ainda oferecer taxas de financiamento abaixo das praticadas no mercado de crédito imobiliário, além de facilitar parcelas da entrada.

Dá aqui

Imóveis recuperados pela União por conta da inadimplência dos mutuários devem fazer parte do programa federal com 100% de financiamento.

Tamos juntos

As forças de segurança compõem importante parcela do eleitorado bolsonarista. Com essa MP da casa, Bolsonaro pode "amarrar" as forças dos Estados, sob comando de governadores, e dos municípios, controladas por prefeitos.

Geral

Interlocutores da Justiça dizem que o grande mérito do programa é valorizar todos os profissionais de segurança pública, dos municípios à União, incluindo ativos e inativos.

Sem...

Entusiasta de uma terceira via eleitoral, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, afirmou à Coluna: "Não podemos descartar nossa conversa com o PDT, com o Ciro Gomes".

...pressa

"Gosto da ideia de achar um caminho de uma outra candidatura, em que o PSB possa ser protagonista desse processo, seja compondo chapa ou tendo uma candidatura", diz Casagrande, no momento em que o partido dele se aproxima do PT de Lula.

Estações

Ciro Gomes ficou quatro horas e meia conversando sobre conjuntura e projetos no podcast Flow. No PDT, uma observação pertinente: a entrevista começou no outono e terminou no inverno.

Casa...

Rubinho Nunes, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) e vereador na Câmara de São Paulo, vai se filiar ao PSL. Ele foi expulso do Patriota após ter criticado a chegada de Flávio Bolsonaro.

...nova

"Um dos objetivos é justamente expurgar qualquer resquício bolsonarista do PSL", disse ele à Coluna. Rubinho terá como um das missões preparar a candidatura de Arthur do Val ao governo paulista.

Na mesa

Nunes deve ocupar a liderança do partido na Câmara Municipal e ter cargo na Executiva estadual paulista do PSL.

Tem mais

Outro membro do MBL que deve seguir o mesmo caminho é o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), mas ele prefere esperar a janela partidária. O "bonde" deve ainda atrair mais gente de partidos de centro-direita.

COM MARIANNA HOLANDA. COLABOROU PATRICK FREITAS

PRONTO, FALEI!

Eliziane Gama

Senadora (Cidadania-MA)

"Mandetta previa 400 mil mortos, enquanto Terra insistia em 2 mil. Mandetta foi demitido e Terra continuou teimando com suas previsões irresponsáveis."

Tags

Autor