COLUNA DO ESTADÃO

Caso Covaxin: Vice-presidente da CPI da Covid mira ‘trilha do dinheiro’ de empresas no exterior

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentará requerimentos solicitando cooperação internacional para seguir a "trilha do dinheiro" das empresas Davati e a Madison Biontech

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 06/07/2021 às 7:01
Notícia
X

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentará requerimentos solicitando cooperação internacional para seguir a "trilha do dinheiro" das empresas Davati e a Madison Biontech. "Nós podemos ampliar as investigações sobre o ciclo da corrupção", disse o senador. O coronel da PM Luiz Paulo Dominghetti, que denunciou ter recebido pedido de propina, seria representante da Davati. No caso da Madison, a suspeita da CPI é de que ela seja uma "laranja" na compra da Covaxin. As empresas negam irregularidades.

Apuração

O senador busca desvendar se há rede de instituições envolvidas nos supostos esquemas de movimentações atípicas. Deve acionar o Itamaraty, o Ministério da Justiça e o Coaf.

De olho

Os requerimentos serão votados na quarta-feira, 7, mas já há consenso em torno destes, segundo o senador. A perícia do celular de Dominghetti deve fica pronta hoje, 6.

Touché

Para Randolfe, no caso da Covaxin, "não há dúvidas sobre a prevaricação". "Se a Procuradoria-Geral da República não apontar o crime, também vai prevaricar", disse.

Libera

Omar Aziz (PSD-AM) se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para definir se a CPI poderá continuar os trabalhos durante o recesso do Congresso e em quais condições.

Libera 2

"Ele ainda não deu sinalização de que vai autorizar", disse Aziz à Coluna. A suspensão total dos trabalhos, incluindo os depoimentos, pode favorecer o governo Bolsonaro, avaliam senadores.

Vou...

Marcelo Ramos (PL-AM) foi preciso sobre as críticas de esquerdistas aos chamados "bolsonaristas arrependidos", gente que votou no presidente em 2018, mas não apoia mais o governo dele.

...desenhar

"Falta noção básica de matemática. Bolsonaro ganhou a última eleição. Portanto, matematicamente, sem os votos de quem votou nele e se arrependeu, ninguém ganhará dele." Só usar a cabeça.

Antes tarde...

Ao defender o semipresidencialismo, o ministro Luís Roberto Barroso se alinha ao colega de Supremo Gilmar Mendes, que aponta a pertinência de se testar o modelo no País desde quando presidia o TSE, ainda em 2017.

...do que nunca

Segundo Barroso, que é o atual presidente do TSE, no semipresidencialismo "será o primeiro-ministro quem conduzirá o varejo político".

É hora

"As sucessivas crises do sistema reclamam reforma que garanta a corresponsabilidade do Congresso", diz Gilmar. Michel Temer também é defensor do semipresidencialismo, conforme artigo recente dele publicado no Estadão.

Em...

A PEC de Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que veda a atuação de membros da ativa das Forças Armadas na administração pública ganha fôlego novamente.

...alta

Faltam menos de 20 assinaturas para a proposta chegar às 175 e ser protocolada. Arthur Lira (PP-AL) não teria empecilhos.

* Com Marianna Holanda. Colaborou Bruno Luiz.

PRONTO, FALEI!

Rubesn Nunes

Vereador de São Paulo (PSL)

"Quando Bolsonaro prometeu defender a família, se ‘esqueceu’ de falar que estava pensando apenas na família dele", sobre áudio de ex-cunhada do presidente.

Tags

Autor