Bolsonaro atrapalha PEC do voto impresso
Jair Bolsonaro está se saindo um fraco cabo eleitoral: as recentes investidas dele em favor do voto impresso parecem estar dificultando o andamento do tema na Câmara
Jair Bolsonaro está se saindo um fraco cabo eleitoral: as recentes investidas dele em favor do voto impresso parecem estar dificultando o andamento do tema na Câmara. "As falas do presidente só atrapalham. Foram um tanto agressivas. Tem deputado cuja base não é bolsonarista que se sente fazendo parte do jogo político de Bolsonaro e, por isso, se recusa a votar com ele", disse à Coluna o presidente da comissão responsável por analisar a PEC, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR). Segundo ele, a movimentação de ministros do STF também atrapalhou.
- Bolsonaro: 'Vamos ter problemas ano que vem' caso país não adote o voto impresso
- Para barrar PEC do voto impresso, partidos trocam integrantes da Comissão
- Bolsonaro chama Barroso de "um imbecil" e volta a defender voto impresso
- Para Gilmar Mendes, voto impresso é lenda urbana que galvaniza base de Bolsonaro
Caneladas
"O movimento (dos ministros) foi muito pesado. Distorce o jogo, deixa de ser uma questão só do mérito", afirma Martins.
Isentão
O relator da PEC, Filipe Barros (PSL-PR), diz que as declarações de Bolsonaro são "indiferentes". "É uma matéria que polarizou e partidarizou. Mesmo os que votaram a favor no passado, como o PT, por ser hoje uma matéria ligada à direita, não votam mais. Tenho tentado trazer serenidade", diz.
Placar
Barros busca construir um texto "palatável" a todos os partidos da comissão, mas já admite que adiar a votação do texto, marcada para esta quinta-feira, 15, para depois do recesso é uma possibilidade. Falta alinhar ainda. "Vai ser votada quando tiver os votos", afirma ele.
Pro banco
A comissão terminou empatada numa votação da semana passada, mas ao menos um deputado foi trocado para desempatar contra o texto.
Ganhar tempo
Nos bastidores, quem defende deixar para depois acredita em arrefecimento dos ânimos. O recesso começa na próxima semana e vai até o dia 31.
Em...
Autora da PEC que proíbe militares da ativa de assumirem cargos no governo, Perpétua Almeida (PCdoB-AC) deve protocolar amanhã, 14, a proposta.
...campo
Espera ter uma folguinha de dez assinaturas a mais do que as necessárias 171. A deputada está conversando com ex-ministros da Defesa sobre ato em prol da proposta.
Bola
Alex Manente (Cidadania-SP) tenta emplacar emenda ao PL da Lei do Futebol Livre para adiar efeitos da regra que dá aos times da casa o direito de comercializar as transmissões de jogos na TV e em outras plataformas.
Bola 2
A emenda quer garantir que sejam respeitados os contratos já vigentes. Porém, como ficam os clubes que não têm contrato com as atuais detentoras dos direitos? Oito clubes da Série B podem subir para a Série A em 2022 e seriam obrigados a vender seus direitos a essas emissoras.
Com...
Contratado pela atual direção da CBF, o consultor Mário Rosa respondeu à informação publicada pela Coluna de que Gianni Infantino acompanha com preocupação a crise envolvendo o afastamento de Rogério Caboclo da entidade.
...a palavra
"É mais fácil a vítima, mulher, que acusa o presidente afastado, retirar a queixa contra ele do que o íntegro e imparcial presidente da Fifa se associar ao assédio", diz Rosa. Caboclo está afastado, acusado de assédio.
Com Marianna Holanda
PRONTO, FALEI!
Rubinho Nunes
Vereador (PSL-SP) e membro do MBL
"Tem gente que acredita nos dados fornecidos pelo Partido Comunista de Cuba... Não sei se dou risada ou se sinto pena", em resposta a Guilherme Boulos.