COLUNA DO ESTADÃO

CPI da Covid ainda cautelosa para ouvir o ministro da Defesa, Braga Netto

Se Braga Netto fosse convocado agora, como defenderam alguns senadores, poderia parecer mera reação ao estresse com as Forças Armadas na semana passada

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 16/07/2021 às 7:00
Notícia
X

 A CPI da Covid deve avançar com cautela sobre Braga Netto. Por ora, a ideia, segundo senadores do G7, é deixar para colher o depoimento do general mais para frente. Também há intenção de deixar claro que o interesse está menos no papel dele como ministro da Defesa e mais na atuação como palaciano, ex-Casa Civil que coordenou os trabalhos do governo no enfrentamento à pandemia. Se Braga Netto fosse convocado agora, como defenderam alguns senadores, poderia parecer mera reação ao estresse com as Forças Armadas na semana passada.

Timing

É justamente essa politização, segundo a cúpula da CPI, que os governistas buscam. Querem criar narrativa de que a comissão tenta investigar a instituição das Forças Armadas, o que não é verdade.

Lapso

Ao menos publicamente até 20h30 desta quinta-feira, 15, nenhum chefe de Poder ou de casa legislativa havia desejado em nota ou em redes sociais pronta recuperação a Bolsonaro, internado em São Paulo.

Pão na chapa

Em busca de se aproximar do mercado financeiro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), toma café da manhã com investidores da XP nesta sexta-feira, 16. No cardápio, claro, reformas tributária e administrativa.

Proteção

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentará nesta sexta-feira, 16, balanço dos dados da Operação Acalento, com o objetivo de combater violência contra crianças e adolescentes no País.

Resposta

A operação foi "encomendada" pelo ministro Anderson Torres, na esteira do caso Henry Borel. Até ontem, 15, havia mobilizado mais de 5.700 policiais civis, prendido mais de 500 pessoas e atendido mais de 7.000 vítimas.

Para...

A última etapa do processo seletivo do RenovaBR ocorre em parceria com a Change.org, plataforma de petições online.

...qualificar

Dos 12 mil inscritos neste ano, 500 chegaram a esta etapa. O curso prepara interessados, de qualquer partido, para se candidatarem nas eleições para o Congresso.

Lula...

Há grande torcida em alas moderadas do PT para que a situação se aquiete em Cuba. Caso contrário, o discurso de culpar o embargo americano perderá força e exigirá uma posição mais clara de Lula sobre a liberdade de expressão e a democracia na ilha.

...no...

Quem no PT enxerga para além da polarização entende que a "questão Cuba" não se restringe à disputa com a direita de Bolsonaro (um "diálogo de surdos" faz tempo).

...enrosco...

Uma escalada da repressão em Cuba pode atrapalhar os acenos de Lula ao eleitorado de centro, que não tem dúvidas: Cuba é uma ditadura.

...cubano

Lula chegou a dizer que Cuba poderia ser "uma Holanda" se não houvesse o bloqueio dos EUA.

De borracha

O contorcionismo verbal de Lula para abordar os protestos em Cuba sem melindrar a ditadura são de causar inveja a Daniel Browning Smith, o "Homem-Borracha".

Com Marianna Holanda. Colaborou Luiz Henrique Gomes.

PRONTO, FALEI!

Antonio Neto

Presidente do Diretório Municipal do PDT em São Paulo

"Para os lulopetistas, Ciro precisa de um psiquiatra e Eunício, Jucá, Geddel e Palocci, de ministérios", a respeito de reclamações do PT sobre críticas a Lula.

Tags

Autor