COLUNA DO ESTADÃO

Arthur Lira e Ciro Nogueira: sócios de Bolsonaro na derrota no Senado

O trio Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira e Arthur Lira deixa o campo de cabeça baixa após o final da disputa em torno do impeachment de Alexandre de Moraes

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 26/08/2021 às 7:00
Notícia
X

O trio Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira e Arthur Lira deixa o campo de cabeça baixa após o final da disputa em torno do impeachment de Alexandre de Moraes. O primeiro por razão óbvia: era o autor do pedido derrotado. Nogueira porque não durou um mês a conversa de que entrou no Planalto para amortecer as crises e controlar o presidente. Por fim, ao dar uma pronta raquetada no pedido, Rodrigo Pacheco criou uma diferença importante em relação a Lira, que mandou uma sandice de quilate semelhante de Bolsonaro para o plenário da Câmara.

Deixa...

Diferentemente do que fez Lira (PP-AL) no voto impresso, Pacheco (DEM-MG) evitou que seus colegas do Senado fossem expostos ao Planalto e às redes bolsonaristas no caso de votação em plenário.

...comigo

A derrota de Bolsonaro é relativa, observam até deputados da oposição. Ele conseguiu a confusão desejada. Agora, terá de inventar outra coisa para mobilizar apoiadores no Sete de Setembro.

Mais...

A exposição na CPI da Covid tem feito Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e simpatizantes dele sonharem alto. O senador considera entrar na corrida para ser a "terceira via" da disputa eleitoral.

...um

"Para quem não pensava em ser político, é uma situação inusitada. É preciso lutar por uma terceira via. Vejo os pré-candidatos longe de bandeiras que são essenciais para reconstruir o País, como renda mínima e combate à corrupção", disse ele à Coluna.

Olho...

Augusto Aras enfatizou durante a sabatina no Senado que a Lava Jato ignorou o princípio do promotor natural: "O modelo das forças-tarefa com pessoalização culminou em uma série de irregularidades que vieram a público".

...vivo

A afirmação do PGR foi interpretada como um alerta para membros do Ministério Público nos Estados: eventuais distribuições viciadas são a chave para as anulações de processos. É melhor a partir de agora respeitar o princípio.

Café?

Aras foi tão bem tratado no Senado que já tem gente pensando nele como candidato da "concertação".

Rua

Os movimentos do Fora Bolsonaro decidiram que vão para a rua no Sete de Setembro também em São Paulo, mas ocuparão o Vale do Anhangabaú.

Bolso...

Um orçamento escasso para executar políticas públicas de saneamento foi um dos pontos que mais pesaram para a saída do coronel Giovanne Gomes da Silva do comando da Funasa após acordo com o PSD, que o indicou ao cargo.

...vazio

O coronel estava insatisfeito com as condições de trabalho após os vetos de Bolsonaro no Orçamento 2021, que afetaram em R$ 170 milhões os recursos da fundação, segundo apurou a Coluna.

Revisão

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto mudando o nome da Rua Sérgio Fleury, na Vila Leopoldina (zona oeste), para Frei Tito. Texto vai para a análise do Executivo.

Correção

Diferentemente do publicado pela Coluna ontem, 25, Danilo Forte (PSDB-CE) preside a Frente Parlamentar da Energia Renovável da Câmara, e não a Comissão de Minas e Energia, cargo ocupado por Edio Lopes (PL-RR).

* Com Matheus Lara

BOMBOU NAS REDES!

Opinião do Estadão

"O Brasil tem pela frente longos 16 meses até que termine o mandato do pior presidente que já governou a Nação. Nada indica que os graves problemas que afligem o País serão tratados neste período."

Tags

Autor