Coluna do Estadão

Ministério Público pede investigação contábil na Odebrecht

A suspeita é de que pode ter havido fraude aos credores

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 21/09/2021 às 7:00
Notícia
X

O Ministério Público paulista quer que o TJ de São Paulo determine uma investigação contábil para saber se a Odebrecht (agora Novonor) estava quebrada ou não em 2016 e em 2018, pouco antes de pedir recuperação judicial. A suspeita é de que pode ter havido fraude aos credores. Nessa data, a Odebrecht, já muito alvejada pela Lava Jato, rolou dívidas com os grandes bancos. Eles deram mais dinheiro e trocaram garantias pouco líquidas por ações da Braskem, a maior petroquímica das Américas. Procurada, a empresa não quis se manifestar.

Apure-se

 "Não se trata de simples interesse patrimonial disponível entre partes maiores e capazes, mas sim de interesse da coletividade de credores, na aferição da regularidade e viabilidade da própria recuperação - dado que o patrimônio mais valioso poderia ser esvaziado em benefício de alguns poucos credores bancários", afirma a promotora Ana Gabriela Visconti.

Relax

A Coluna apurou que, para a Odebrecht, os contratos assinados com credores e instituições financeiras são válidos e que não há acusação formal contra esses acordos. A empresa também não estaria considerando que essa suspeita do MP-SP possa afetar sua recuperação judicial.

Risco

Em Brasília, procuradores federais temem que a Odebrecht deixe de pagar a leniência firmada na Lava Jato, caso perca o controle da Braskem, maior gerador de caixa do grupo.

Decide...

Organizadores dos atos de 12 de setembro contra Bolsonaro ao lado de MBL e Vem Pra Rua, o Livres decidiu aderir ao protesto de 2 de outubro, chamado por PT e outros grupos de esquerda.

...aí

 Membros do movimento usaram aplicativo interno de votação para informar à direção sua opinião. 67% disseram sim ao protesto do dia 2. Foi na mesma ferramenta que integrantes do Livres decidiram apoiar o impeachment de Bolsonaro: 96% a 4%.

Voto...

Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) disse recentemente para Ciro Gomes: "Tive orgulho de votar no primeiro turno em você na última eleição".

...aberto

 A declaração foi feita durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Ramos é mais um empenhado na construção de uma alternativa eleitoral à polarização entre Lula e Bolsonaro.

Melhor...

A chegada de Tabata Amaral (SP) ao PSB fez alguns de seus novos correligionários torcerem o bico. O voto a favor da reforma da Previdência ainda pesa na imagem da deputada, eleita em 2018 com a confiança da esquerda.

...ficar...

Assim como o PDT, o PSB também puniu deputados que votaram a favor da matéria e rechaça abrir mão de seus valores por quem quer que seja. O presidente Carlos Siqueira diz confiar no amadurecimento da parlamentar.

...esperta

 "Ela está entrando em uma instituição que tem identidade muito clara e ela sabe disso. Naquele momento (2019, na reforma da Previdência), por ser jovem e inexperiente, pode ter ido (a favor da matéria)... É coisa do passado.

Espero que a militância dela no PSB seja de sucesso e colaborativa", diz Siqueira.

A ver

 Se Bolsonaro não cometer absurdo no discurso na ONU e apresentar alguma moderação, o crédito deverá ser dado a Carlos França, dizem diplomatas que conhecem o chanceler.

* COM MATHEUS LARA. COLABOROU ELIANE CANTANHÊDE.

PRONTO, FALEI!

Chico Alencar

Vereador do Rio de Janeiro (PSOL)

"(Jair Bolsonaro) contou rindo para o premiê britânico (Boris Johnson) que não se vacinou. 590.786 mortes no Brasil. Por que Bolsonaro está rindo?"

Tags

Autor