Coluna do Estadão

Com apetite e rumo certo, Moro vai se firmando

Não é pouco para quem era considerado um principiante na política, especialmente quando comparado a outras alternativas de grande quilometragem eleitoral, como Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 05/12/2021 às 7:00
Análise
X

Um veterano de várias campanhas presidenciais explica o motivo de Sérgio Moro (Podemos) ter chacoalhado a chamada terceira via: até aqui, o ex-juiz está mostrando apetite e rumo. Não é pouco para quem era considerado um principiante na política, especialmente quando comparado a outras alternativas de grande quilometragem eleitoral, como Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), por exemplo. As declarações de Moro possuem contundência e fazem sentido estratégico, algo difícil de encontrar na pasmaceira do "centro": o ex-juiz escolheu Jair Bolsonaro com alvo preferencial, mas sem deixar de polarizar com Lula (PT). A forte reação do presidente indica que ele sentiu o baque.

Embolado

Apesar de avançadas, as conversas de Geraldo Alckmin com o pessoal do campo da esquerda estão longe de chegar a um acerto definitivo, diz um participante das negociações. O cenário está tão aberto que o ex-governador pode sair de aliado de Fernando Haddad no plano nacional para adversário do petista na disputa pelo governo do Estado.

Pressões

Jader Barbalho tem dito a interlocutores que o MDB poderá indicar a vice de Lula. Mas no Sul o nome do
petista não pode nem ser citado entre emedebistas. O MDB lança a pré-candidatura de Simone Tebet na
quarta-feira, 8.

Mídia

O jornalista Carlos Alberto Di Franco, articulista do Estadão, iniciará, ainda neste mês, uma série de
entrevistas em seu canal do YouTube com presidenciáveis. Os próximos já confirmados são: Luiz Felipe d'Avila (Novo) e Moro.

Pra galera

Alexandre Kalil (PSD) está em êxtase. Não bastasse o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo seu Galo, o prefeito de Belo Horizonte (MG) é um dos apoios mais desejados pelos presidenciáveis. Um
emissário dele esteve recentemente com Lula, em São Paulo.

Guerra Fria

Está na pauta do plenário da Câmara um pedido de urgência para avançar com o projeto contra terrorismo de autoria do deputado Vitor Hugo (PSL-GO). Oposicionistas afirmam que o texto cria a "KGB do Bolsonaro".

Custo...

Não está fácil para ninguém mesmo a situação neste final de ano inflacionário no Brasil: tem até deputado federal reclamando do preço das passagens áreas.

...de vida alto

O valor dos bilhetes foi usado como um dos argumentos para os parlamentares não precisarem estar em
Brasília na semana do Natal. Eles pediram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL),
um esforço concentrado para limpar a pauta até, no máximo, o dia 17.

Tags

Autor