COLUNA DO ESTADÃO

Governadores querem agilizar uso emergencial de remédios para covid-19

Fórum de Governadores iniciou conversas com o Ministério da Saúde e com a Anvisa para tentar agilizar testes no Brasil e obter autorização para uso emergencial dos medicamentos paxlovid (Pfizer) e molnupiravir (MSD)

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 16/12/2021 às 7:00 | Atualizado em 16/12/2021 às 11:43
Notícia
X

Depois da vitória, agora garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na adoção do passaporte da vacina em todo o País, os Estados já têm nova prioridade para a virada de ano no combate à pandemia da covid-19. Além de reforçar a necessidade da vacinação (ciclo completo), o Fórum de Governadores iniciou conversas com o Ministério da Saúde e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tentar agilizar testes no Brasil e obter autorização para uso emergencial dos medicamentos paxlovid (Pfizer) e molnupiravir (MSD), que têm tido resultados animadores em pesquisas no exterior para o tratamento da doença. O grupo tratou recentemente do tema com o Conselho Nacional de Saúde e tem a Fiocruz como parceira na empreitada.

VÁCUO?

A prevalência do bom senso e do respeito à ciência, a despeito das orientações truncadas vindas do governo federal, tem deixado governadores à vontade para, cada vez mais sem cerimônia, assumirem as rédeas no combate à pandemia da covid-19 no País.

PASSOS

Do governador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do fórum: "O Ministério da Saúde precisa ser proativo, não esperar iniciativa de laboratórios, garantir orientações e regras de prevenção, imunização e abrir caminho para usar medicamentos eficientes contra a covid-19".

LOGO MAIS

Os Estados discutirão ações e medidas para tentar fazer voltar a um nível elevado a vacinação contra outras doenças, como varíola, poliomielite, H1N1 e influenza. O País não atingiu as últimas metas de cobertura de vacinas infantis disponíveis no PNI.

DEU ZEBRA

A mãe, os filhos e os irmãos de Katia Abreu (PP-TO) foram pessoalmente à votação do Senado que escolheu o representante da Casa no TCU. A senadora contabilizava 43 votos e a família tinha certeza da vitória. Quem levou a melhor, como se sabe, foi Antonio Anastasia (PSD-MG).

FOTO DO VOTO

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sacou o celular do bolso no meio da votação para o TCU e fotografou sua escolha. Teria sido para prestar contas a Fernando Bezerra (MDB-PE)? Os aliados do agora ex-líder do governo dizem que não.

UNIÃO FEMININA

A bancada feminina da Câmara fechou questão a favor do nome de Soraya Santos (PL-RJ) para a vaga da Casa no TCU. Segundo a coordenadora das parlamentares, Celina Leão (PP-DF), a ideia é garantir ao menos uma mulher no tribunal Se ganhar, Soraya substituirá Ana Arraes.

FEDERADOS PV, PSB e PCdoB

tiveram reunião importante nesta quarta-feira, 15, e avançaram rumo à formação da federação Falta fisgar o PT. Segundo apurou a Coluna, os petistas abordarão o assunto internamente ainda nesta semana.

CAPITÃO TOXINA

É unanimidade entre os políticos mais experientes do Congresso: a pesquisa Ipec mostra Jair Bolsonaro se transformando em um candidato radioativo devido ao seu alto grau de rejeição.

PRONTO, FALEI!

Marina Silva

Ex-ministra do Meio Ambiente

"A investigação contra Ciro e Cid Gomes tem cronologia oportunista e sem efetividade investigativa. Demonstra o uso da força do Estado para fazer luta política."

Tags

Autor