COLUNA DO ESTADÃO

Vereadora expulsa do Novo tenta virar jogo com laudo de perito que livrou Temer

Um laudo do perito Ricardo Molina, contratado pela vereadora paulistana Janaína Lima, tem deixado a defesa da parlamentar otimista com a possibilidade de "virar" o jogo nas investigações da Polícia Civil e da Câmara sobre a troca de acusações de agressão entre ela e a colega de Casa Cris Monteiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 15/02/2022 às 7:00 | Atualizado em 15/02/2022 às 20:35
Notícia
X

Um laudo do perito Ricardo Molina, contratado pela vereadora paulistana Janaína Lima, tem deixado a defesa da parlamentar otimista com a possibilidade de "virar" o jogo nas investigações da Polícia Civil e da Câmara sobre a troca de acusações de agressão entre ela e a colega de Casa Cris Monteiro. Na esfera partidária, Janaína foi expulsa do Novo; Cris, do mesmo partido, foi suspensa. Elaborado a partir de vídeos já públicos e dos exames de corpo de delito de ambas após a briga no banheiro, o laudo ao qual a Coluna teve acesso atesta que Cris teria começado e insistido na briga, ainda no plenário, enquanto Janaína tentava se desvencilhar. A justificativa de legítima defesa é tratada como plausível.

TRUNFO

É de Molina o laudo pericial que contestou a gravação de Michel Temer (MDB) e de Joesley Batista em 2017 (no caso do "tem que manter isso aí, viu?"), o que ajudou a livrar o ex-presidente das acusações de obstrução de Justiça.

TRUNFO 2

"O caso tinha prejudicado politicamente o governo Temer, assim como este prejudica politicamente a vereadora Janaína. Mas na Justiça, é outra história", disse Molina. Cris Monteiro não se manifestou sobre o laudo.

LÁ E CÁ

Na esfera partidária, a guerra de narrativas persiste. Janaína acusou o Novo de não dar a ela o direito de se defender. A Comissão de Ética da sigla negou veementemente a acusação e afirmou que a dosimetria foi aplicada na medida da "gravidade das condutas" das vereadoras. "Fui julgada com decisão já antecipada", disse Janaína à Coluna.

ESFORÇO

Líderes da Câmara recebem hoje o texto do relator do PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Há um empenho do presidente da Casa, Arthur Lira, de avançar com a proposta, principalmente por um apelo dos ministros do Supremo Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

AMPLO

Para defender o texto que pede que aplicativos de mensagem tenham uma representação local para atuar no País, o discurso irá além da disseminação da desinformação e focará também questões como distribuição de pornografia infantil e tráfico de armas.

MEMÓRIA

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara estiveram com a família do congolês Moïse Kabagambe no Rio e pediram ao Ministério Público Federal que possam ter acesso a mais detalhes da investigação sobre a morte após espancamento.

TURISTANDO

Como um turista em Nova York, o secretário especial da Cultura do governo federal, Mário Frias, disse em live que viajou com intuito de conversar com o mercado da Broadway. "Queríamos trazer ideias para cá", disse ele.

POR AQUI

Presidente de Comissão de Cultura da Câmara, Alice Portugal diz que o Congresso tem ajudado a segurar o setor Segundo ela, duas novas propostas de socorro devem avançar nas próximas semanas.

PRONTO, FALEI!

Renan Calheiros

Senador (MDB-AL)

"Memorial em homenagem às vítimas da covid-19 no Senado é a renovação do compromisso da CPI da Covid com o Brasil: há culpados e quem fez isso vai pagar."

Tags

Autor