COLUNA DO ESTADÃO

Gilmar Mendes pede cabeça de Sérgio Camargo após declarações sobre o congolês Moïse

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou mensagem para governistas dizendo que não dá mais para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, continuar na função

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig, Camila Turtelli

Publicado em 16/02/2022 às 7:00 | Atualizado em 15/04/2022 às 1:51
Notícia
X

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou mensagem para governistas dizendo que não dá mais para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, continuar na função. A gota d’água foi uma publicação do presidente do órgão nas redes sociais, no qual ele trata como "vagabundo" o congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no quiosque onde trabalhava no Rio de Janeiro, caso de grande repercussão e que gerou protestos nas ruas. "Em tese, foi um vagabundo morto por vagabundos mais fortes", publicou Camargo. Na mensagem enviada, Gilmar pediu um basta. "Ele ultrapassou todos os limites. É intolerável", escreveu o magistrado.

CONTROVERSO

Um dos remanescentes da ala ideológica do governo, ao lado do secretário especial da Cultura Mário Frias, Camargo é crítico do Dia da Consciência Negra e coleciona polêmicas desde que chegou ao governo federal. Jair Bolsonaro, por sua vez, segue bancando sua permanência na Fundação Palmares

NA MIRA

Além do pedido do ministro do Supremo, Camargo já foi alvo de novo pedido judicial para que deixe o cargo após publicar as declarações sobre Moïse Kabagambe.

PAPO

Em outra frente, Gilmar Mendes recebe nesta quarta-feira, 16, no Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP). Na Corte, o ministro é notoriamente o maior crítico do ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência da República pela sigla de Abreu.

CALMA LÁ

Tucanos avaliaram como "acima do tom" os tuítes do presidente do PSDB, Bruno Araújo, sobre Eduardo Leite. O dirigente foi a público sem rodeios deixar claro que conta com a permanência do governador gaúcho no partido. "A grama do vizinho nem sempre é mais verde", escreveu.

ESQUECEU?

Para parlamentares da sigla, Araújo apenas botou mais lenha na fogueira dos já conturbados bastidores tucanos. Aliados de Eduardo Leite lembraram também que ele é ligado a movimentos cívicos, como a Raps, e desde o início da carreira política se mostrou pouco afeito a qualquer tipo de "caciquismo" na política.

ENQUANTO ISSO

Leite segue analisando possíveis rumos, com um olho no Sul e outro em Brasília: "Não vou me omitir. Vou ajudar a garantir a continuidade do trabalho que fizemos pelo Rio Grande do Sul".

COFRE

Até Paulo Guedes tem dinheiro esquecido em bancos no Brasil. É o que mostra o sistema "Valores a Receber", do Banco Central. Ele só terá os detalhes de quando poderá sacar em março. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também possui saldo a ser resgatado.

DE PERTO

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhará em Brasília a votação do PL que torna a União responsável por arcar a gratuidade do transporte público para idosos.

PRONTO, FALEI!

Daniel José

Deputado estadual (Novo-SP)

"O governo Bolsonaro autorizou uma distribuição recorde de emendas antes da eleição. R$ 25 bilhões. A aliança com o Centrão custa caro. Muito caro."

Tags

Autor