Coluna do Estadão

Cidadania pressiona por 'limpa' de bolsonaristas

Após aprovar federação com os tucanos, integrantes da cúpula do Cidadania avaliam que o PSDB precisa aproveitar a janela partidária para se distanciar definitivamente do bolsonarismo e de seus defensores

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 24/02/2022 às 9:13
Análise
X

Lideranças do Cidadania têm pressionado a direção do PSDB a tomar posição mais firme internamente sobre bandeiras do bolsonarismo, como as críticas ao voto eletrônico, que ainda encontram endosso entre tucanos. A intenção é pressionar pela saída de quadros simpáticos ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Após aprovar federação com os tucanos, integrantes da cúpula do Cidadania avaliam que o PSDB precisa aproveitar a janela partidária para se distanciar definitivamente do bolsonarismo e de seus defensores. Na prática, o recado dado é que o partido não quer correr o risco de, no fim de maio, a hora do "sim" ao casamento de quatro anos na federação, chegar ao "altar" com dúvidas.

De novo isso?

Após a deputada Mara Rocha (PSDB-AC) questionar o sistema eletrônico na Câmara, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse à Coluna que seu partido se manterá intransigente na defesa da urna eletrônica. "A tese do voto impresso é palavra de ordem bolsonarista e golpista. O Cidadania confia no sistema da urna eletrônica e no nosso Poder Judiciário eleitoral", disse Freire.

Vai resolver

A interlocutores, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, tem dito não se preocupar com a questão porque
acredita que os mais radicais sairão por iniciativa própria ou vão se enquadrar.

Letra

Tabata Amaral (PSB-SP) lança seu livro Nosso Lugar - o caminho que me levou à luta por mais mulheres na política, hoje em São Paulo.

Elas

O MDB lança nesta quinta-feira (24) uma campanha de filiação só para mulheres, no dia em que se comemoram os 90 anos de aprovação do direito ao voto para elas. Por causa da pandemia, o evento ocorrerá de forma remota.

Combinado

Durante a gestão do ministro Luís Roberto Barroso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez acordo com o MDB em que o partido se obriga a ter 30% de dirigentes mulheres em todos os diretórios.

Rodada

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL das Fake News, conversou com as bancadas do PSDB e Cidadania ontem. Falta agora a do Republicanos.

Vai

Orlando tem a promessa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que o texto irá a plenário ao final dessas conversas com as bancadas.

Presta...

O ex-governador Márcio França (PSB-SP) quer colocar na ponta do lápis cada detalhe das pesquisas de intenção de voto para o Bandeirantes que citam seu nome e o de Fernando Haddad (PT). A rejeição ao
petista no Estado deve ganhar atenção especial.

...atenção

Se conversas com a direção do PT não surtiram efeito, França agora aposta nos números para tentar
convencer a sigla a abrir mão da pré-candidatura de Haddad.

Tags

Autor