COLUNA DO ESTADÃO

Governo quer solução para recursos faltantes do Plano Safra na próxima semana

Além dos imbróglios mais recentes envolvendo as importações de fertilizantes e trigo - desdobramentos da guerra na Ucrânia -, o Ministério da Agricultura tem se debruçado em busca de uma solução para liberar recursos suspensos do Plano Safra

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 05/03/2022 às 7:00
Notícia
X

Além dos imbróglios mais recentes envolvendo as importações de fertilizantes e trigo - desdobramentos da guerra na Ucrânia -, o Ministério da Agricultura tem se debruçado em busca de uma solução para liberar recursos suspensos do Plano Safra. A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) pediu a ampliação do orçamento e há ainda demandas para a agricultura familiar. "Estamos trabalhando nisso, estou com essa preocupação, mas acredito que essa semana vamos ter algumas decisões", disse a ministra Tereza Cristina à Coluna. A solução depende ainda da Economia e da Casa Civil, mas a ideia é ter uma medida provisória e um decreto ou uma portaria para a liberação dos recursos.

COM ELES

Na questão dos fertilizantes, a ministra foi instigada a tratar sobre a venda da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, em Três Lagoas (MS), para um grupo russo, já aprovada pelo conselho. O assunto, no entanto, para Tereza Cristina, precisa ser tratado com a estatal.

ALTERNATIVAS

Tereza Cristina viajará para o Canadá para tratar da compra de fertilizantes. "Nós temos sim uma vulnerabilidade pela dependência externa desses produtos, mas a gente tem de ter muita calma nessa hora", disse.

DETERMINADA

Já em relação a seu futuro político, a ministra é categórica: "Saio ao Senado, meu projeto chama-se Mato Grosso do Sul", responde ao ser questionada sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Jair Bolsonaro. Tereza anunciou nesta semana sua filiação ao Progressistas.

VAZOU

Repercutiu muito mal na cúpula do Podemos a divulgação de áudios atribuídos ao pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val sobre refugiadas ucranianas na Eslováquia. A preocupação, claro, é sobre como mais essa polêmica envolvendo um membro do MBL pode recair sobre a pré-candidatura de Sérgio Moro.

VAZOU 2

Em viagem à Europa com o discurso de ajudar o lado atacado pela Rússia, Do Val teria enviado áudios dizendo que ucranianas são "fáceis porque são pobres". "Só uma palavra: inacreditável", disse o senador Alvaro Dias (PR). "Não creio que ele tenha dito isso."

COM AS FICHAS

As apostas nos corredores do Congresso estão altas para saber quem vai ficar com a maior bancada ao final da janela partidária. Quem desponta como favorito é o PL, de Valdemar Costa Neto e de Jair Bolsonaro.

CONVERSAS

O Grupo Voto, formado por mulheres, tem uma série de encontros importantes em alusão ao mês da mulher: nesta quinta, 10, recebe o presidente Jair Bolsonaro e, em seguida, Paulo Guedes e, então, Arthur Lira. Na quarta, 9, o grupo recebe o ministro Tarcísio de Freitas.

PAUTAS

Os encontros organizados por Karim Miskulin discutirão empreendedorismo e abertura e fechamento de empresas, entre outros temas.


Tags

Autor