COLUNA DO ESTADÃO

Ministros do governo Bolsonaro travam disputa interna para indicar nomes ao comando de agências

O governo tem entrado em conflito para definir indicações aos comandos de duas importantes agências reguladoras: a do Petróleo (ANP) e a de Energia Elétrica (Aneel)

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 12/03/2022 às 7:00 | Atualizado em 14/03/2022 às 16:44
Notícia
X

O governo tem entrado em conflito para definir indicações aos comandos de duas importantes agências reguladoras: a do Petróleo (ANP) e a de Energia Elétrica (Aneel). Nos bastidores, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) travam uma "queda de braços" para encampar nomes de sua confiança. Nesta semana, Ciro apresentou para avaliação do Palácio do Planalto o nome de Daniel Maia, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), para a diretoria da ANP. Já Bento Albuquerque tenta emplacar Agnes da Costa na Aneel. Na ANP, ele espera nomear Tabita Loureiro. Ambos os ministros foram procurados pela Coluna, mas não quiseram comentar a situação.

DEMORA

Enquanto não há decisão, o setor de óleo e gás pressiona para que o governo indique diretores definitivos para a ANP. Atualmente, três diretorias estão sob comando de substitutos da agência. Algumas fontes acreditam que isso pode atrasar discussões, como a regulamentação da lei do gás.

CARTAS

Há ainda na mesa das indicações outros nomes circulando. Symone Araújo, atual diretora da ANP, é cotada para recondução. O Ministério de Minas e Energia já enviou para apreciação do Planalto, por exemplo, o nome de Sandoval de Araújo Feitosa Neto para o cargo de diretor-geral da Aneel.

TROCA

O deputado estadual Ricardo Mellão (SP) assume a liderança do Novo na Alesp, no lugar do colega Sérgio Victor. Ele ganhou destaque contra o aumento do ICMS e do IPVA durante a pandemia.

ENCONTRO

Relatora do Conselho de Ética da Alesp, a deputada estadual Marina Helou (Rede-SP) buscou o apoio do cardeal dom Odilo Scherer à suspensão do colega de Casa Frederico D’Ávila (PL), que fez ataques ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e ao papa Francisco.

OREMOS

"O cardeal concorda e acredita que o parlamentar precisa ser suspenso para que ofensas como estas não se repitam. Liberdade de expressão não pode ser confundida com ataques à democracia", disse Helou. A suspensão por três meses está pronta para ser votada pelo plenário da Alesp.

FANTASMA

O reajuste dos combustíveis assombra Jair Bolsonaro. O vice-presidente do Congresso, Marcelo Ramos (PSD-AM), classificou o evento como uma "facada invertida", relembrando atentado sofrido por Bolsonaro em 2018.

TCHAU

A deputada federal Luísa Canziani (PR) se filia ao PSD hoje em Curitiba. Ela chega ao partido de Gilberto Kassab depois de uma longa batalha com o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson.

CLIMA

Jefferson chegou a afirmar que havia expulsado Luísa do partido, o que não aconteceu, e a acusou de ter gravado uma reunião com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Luísa sempre negou a acusação e pediu desfiliação ao TSE.

COM MATHEUS LARA.

COLABOROU MARLLA SABINO.

PRONTO, FALEI!

Heni Ozi Cukier

Dep. estadual (Sem partido-SP)

"Crises são terreno fértil pro oportunismo populista. Controlar preço do combustível pode até trazer alívio momentâneo, mas esse alívio é pago hipotecando o futuro."

Tags

Autor