COLUNA DO ESTADÃO

Programa do governo de pós-graduação está quase dois anos atrasado

O Plano Nacional de Pós-Graduação, criado a cada dez anos para tratar de temas como o financiamento de pesquisas, venceu em 2020 e até hoje não foi renovado nem elaborado

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 24/03/2022 às 9:34
Notícia
X

Enquanto o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ocupa seu tempo com o atendimento de pastores, programas da pasta ficam para trás. O Plano Nacional de Pós-Graduação, criado a cada dez anos para tratar de temas como o financiamento de pesquisas, venceu em 2020 e até hoje não foi renovado nem elaborado. Na semana passada, conselheiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) cobraram explicações sobre o programa durante a reunião do Conselho Técnico Científico, o que ficou registrado em ata. No ano passado, mais de 80 pesquisadores ligados à Capes renunciaram e alegaram que não conseguiam trabalhar seguindo padrões acadêmicos.

Vai sair

A Capes informou que o plano está sendo elaborado e que os nomes da nova comissão já foram selecionados e serão designados em breve. Disse ainda que houve inúmeras indicações de representantes e, por isso, precisou prorrogar o prazo da escolha.

Explica

O deputado Rogério Correia (PT-MG) pediu explicações ao MEC sobre a falta de elaboração do plano de pós-graduação. No questionamento, ele cita preocupação de especialistas com a chamada "fuga de cérebros" que tem afetado o Brasil, pela ausência de perspectivas na formação profissional.

Vil metal

A acusação de que o pastor Arilton Moura pediu ouro em troca de conseguir a liberação de recursos para construção de escolas e creches complicou e muito a situação de Milton Ribeiro no Ministério da Educação.

Sua vez

Apesar de muitas figuras do PT prestigiarem presencialmente a filiação do ex-governador paulista Geraldo Alckmin ao PSB, a notada ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi proposital. A ideia era não ofuscar os holofotes da estrela do dia.

Tá vendo

A forte presença de potenciais candidatos do PSB a governos de Estados onde o PT também deve concorrer evidenciou os entraves que impossibilitaram a federação entre os partidos. O fim dessa ideia, por outro lado, abriu as portas a esses pré-candidatos.

Na paz

Os discursos de Geraldo Alckmin e do presidente do PSB, Carlos Siqueira, foram entendidos pelos quadros da sigla como um recado conciliatório e para acalmar os ânimos após tumultos e confusões internas causadas pelas tratativas sobre a natimorta federação do partido com o PT.

Se juntos já causam...

Guilherme Boulos (PSOL) tem amanhã seu primeiro encontro com Lula desde que anunciou que não vai concorrer ao governo de São Paulo.

...Imagina juntos

O ato foi interpretado como um bom sinal para a tentativa de Lula de criar uma frente ampla de apoio para sua candidatura, apesar da resistência de uma ala do PSOL a apoiar a construção da chapa entre o ex-presidente e Alckmin.

Pronto, falei!

Sâmia Bonfim

Deputada federal (PSOL-SP)

"É inadmissível que a Câmara não ofereça respostas à sociedade sobre a cassação do deputado Daniel Silveira, réu por ofender o Judiciário e defender o AI-5".

Tags

Autor