Bolsonaro pode repensar presença em debates no 1º turno
Nem Bolsonaro nem Lula gostam da ideia de participar de debates, ainda mais na Globo
Auxiliares de Jair Bolsonaro acreditam que ele poderá voltar atrás sobre não participar de debates no primeiro turno. Em entrevista a Carlos Massa, o Ratinho, o presidente disse que só vai a confrontos no segundo turno. Mas caso seja confirmado o atual cenário eleitoral apontado pelas pesquisas, Bolsonaro pode ser empurrado para o debate. Os levantamentos mostram uma eleição polarizada entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva, com chance de vitória do petista ainda na primeira rodada. Por essa lógica, o confronto televisivo pode ser o derradeiro instrumento para Bolsonaro defender os quatro anos de seu governo e evitar uma derrota. Essa avaliação será feita só na última hora pela campanha do presidente.
FOLHINHA
Nem Bolsonaro nem Lula gostam da ideia de participar de debates, ainda mais na Globo. Band e SBT já marcaram as datas dos seus programas. O SBT fará o seu uma semana antes da eleição e a Band seguirá a tradição de abrir a temporada, em 14 de agosto. A Record já avisou aos políticos que só deverá fazer confrontos televisivos num eventual segundo turno.
MAIS UM
As campanhas dos candidatos já receberam mais uma proposta de debate. A Band está tentando colocar de pé um confronto entre os vices em meados de setembro. Até o momento, só Lula anunciou oficialmente o seu, Geraldo Alckmin.
INÍCIO
Os contatos de Luciano Bivar (União) com ex-ministros convidados a elaborar um plano de governo não saíram do estágio inicial. Eles enviaram resumos por WhatsApp e até agora não tiveram resposta sobre se devem depurar as propostas.
TELINHA
A campanha eleitoral está a pleno vapor no WhatsApp e em outras redes sociais, apesar de oficialmente só começar em agosto. Pesquisa da Quaest com 2 mil eleitores, feita entre 5 e 8 de maio, mostra que 20% já receberam vídeos de pré-candidatos a presidente, governador e deputado. Desses, 31% disseram que costumam repassar vídeos de políticos.
ZAP
Bolsonaro é líder nessa corrida: 27% dos seus eleitores disseram já ter recebido vídeos. Já entre os que apoiam Lula, só 15%. Os bolsonaristas também repassam mais vídeos do que os lulistas. A rede preferida para essa troca é o WhatsApp, seguida por Facebook e Instagram. O Telegram, preferido por Bolsonaro, só aparece em quarto.
SERÁ?
A dois dias da reunião marcada para deliberar o apoio a Tebet, tucanos dizem que ainda não sabem se o encontro vai mesmo acontecer.
PULO
Lula terá agenda de 24h no RS, onde seu palanque foi esvaziado em razão de divergências com o PSB - o partido se aproximou do PDT após o PT insistir em lançar Edegar Pretto. Lula só vai a Porto Alegre.
LENTE
O presidente do PSB-RS, Mário Bruck, diz que o diálogo entre as siglas foi cortado. Embora ainda acredite na aliança, Paulo Pimenta (PT-RS) não acha negativa a disputa. "Se não houver acordo, o Lula terá dois ou três palanques. Isso é bom."
PRONTO, FALE!
Lasier Martins - Senador (Podemos-RS)
"A rotina de convescotes no exterior parece um atestado de óbito da ética nas cortes superiores", disse, sobre evento de advogados de devedores com magistrados.