Real Hospital Português também atua na formação de novos profissionais de saúde e na pesquisa científica em diversos campos

Ensino atento à qualidade

Publicado em 16/09/2020 às 5:00
Leitura:

O Real Hospital Português criou, em 2011, o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, dedicado ao aperfeiçoamento, desenvolvimento e desempenho profissional em saúde. Hoje, o Instituto tem pesquisas avançadas em várias áreas e desenvolve os Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Instituição.

"De forma prática, a gente reúne talentos. Há profissionais do país inteiro que vêm para cá desenvolver seus estudos, contando com a supervisão dos nossos especialistas. São pessoas de várias áreas que se unem para encontrar novos conhecimentos e isso resulta em uma melhora direta na assistência, uma vez que os resultados encontrados podem ser colocados em prática imediatamente, após todo o processo regulatório", explica a Diretora do Instituto, Maria do Carmo Lencastre.

Exemplo disso, são os trabalhos em Nefrologia e Oncologia. "Uma equipe desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial para identificar pacientes idosos com piora de função renal. Na Radioterapia, temos físicos que estão aprofundando cálculos para dar maior precisão ao tempo de exposição do paciente oncológico às substâncias do tratamento", aponta.

Em Medicina, são 16 opções de residências, entre elas, Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Ortopedia e Medicina Nuclear. O Hospital também está habilitado para a primeira turma de Transplante de Medula Óssea em Pernambuco, com previsão para o próximo ano. "Temos um Hospital acreditado pela Joint Commission International, com profissionais de alto nível e um parque tecnológico de excelente padrão. Isso faz com que o residente do Real Hospital Português se depare com casos de altíssima complexidade, agregando mais experiência a sua formação", afirma o Coordenador da Comissão de Residência Médica, Saulo Alencar.

Enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais de saúde podem se inscrever na Residência Multiprofissional. Outra opção é a residência em Física Médica, a única do Nordeste. O Instituto também oferece três especializações (em Radiologia, Endoscopia e Cardiopediatria), além dos Cursos de Imersão.

TÉCNICOS

Localizada na Rua do Imperador, no centro do Recife, a Escola de Saúde do Real Hospital Português é o braço de ensino técnico do Instituto. Atualmente, a Escola oferece o Curso Técnico em Enfermagem, além de cursos de aperfeiçoamento profissional, como Qualidade e Segurança em Sanitização, Flebotomia, Cuidador de Idosos, e a Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica. "Para 2021, o planejamento é iniciarmos turmas de Técnico em Nutrição e Dietética e em Radiologia. Um grande diferencial é que nossos alunos fazem visitas e estágios no RHP, vivenciando o mercado que vão atuar", explica o Coordenador da Escola de Saúde, Pedro Ivo Rodrigues.

Comentários

Últimas notícias