Quaresma – Tempo de arrependimento

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/03/2023 às 0:00

REVERENDO IVAN ROCHA
Ainda estamos no período da Quaresma. As igrejas estão usando a cor roxa, simbolizando um tempo de reflexão e recolhimento, em preparação para a páscoa.

Essa tradição existe desde o século IV. A nomenclatura “quaresma” deriva do número quarenta, que aparece na Bíblia algumas vezes em períodos de preparação, como por exemplo: (i) 40 dias de dilúvio no tempo de Noé; (ii) 40 anos no deserto na saída do Egito com Moisés; e (iii) 40 dias de Cristo no deserto, antes do início do seu ministério público. Por isso é que esse período se inicia 40 dias antes da Páscoa - da quarta de cinzas ao Domingo de Ramos.

Além do jejum e da prática de boas obras, nesse período é comum refletirmos sobre a necessidade de arrependimento. Cada vez mais cresce o número de pessoas que enchem as igrejas cheias de questões existenciais, em busca de milagres e intervenções de Deus. Mas nem sempre estão dispostas a confessar seus pecados. E quando confessam suas práticas pecaminosas, o fazem apenas com uma disposição quase cínica porque sabem que Deus conhece todas as coisas.

Mas a salvação, a libertação e o crescimento espiritual acontecem quando há verdadeiro arrependimento (metanoia); mudança de direção. Arrepender-se é planejar não mais cometer o pecado. E quando pecar, não se acostumar ou se amoldar, mas seguir lutando.

Não permita que sua mente e consciência fiquem cauterizadas pela prática impertinente do pecado. Tenho ouvido muitas pessoas dizerem que vivem suas vidas sem se arrepender de nada, mas isso não é sábio. Não subestime o estrago que uma vida sem arrependimento pode causar.

Finalmente, não se pode confundir arrependimento com remorso. Enquanto o primeiro implica num compromisso de mudança, o segundo só lamenta a exposição pública e o erro. Você está de fato arrependido dos seus erros ou só lamenta que foi descoberto?

Oramos para que na vida dos queridos leitores diminua-se as lágrimas de remorso e aumentem-se as lágrimas de quebrantamento que indica verdadeiro arrependimento!

Boa quaresma! Boa reflexão! Bom período de quebrantamento!

Ivan Rocha é pastor da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, Catedral da Reconciliação.

Comentários

Últimas notícias