Jesus, o Mestre incomparável

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/07/2023 às 0:00

JOSÉ EDSON F. MENDONÇA

Todos nós, por determinismo do nosso Pai, fomos chamados a viver neste planeta azul, difícil, repleto das mais diversas dificuldades, dúvidas, contradições, desamor, desentendimentos e desencontros, disputas, doenças, violências, misérias, decepções, provas, expiações e mortes ceifando as pessoas indistintamente, independentemente da idade e de qualquer outra condição.
Nesse contexto, é natural que indaguemos o porquê de tudo isso. Como entender esse aparente caos? O que estamos fazendo aqui? Qual a razão da vida? Quem somos nós? De onde viemos? E a questão maior: nossa vida continuará após a morte, ou tudo se extingue com esta?
Para dirimir toda essa problemática, o Criador do Universo não nos deixou órfãos: enviou Jesus de Nazaré, que, para nós cristãos, é o mestre, mentor, referência, guia e modelo capaz de amorosamente esclarecer e nos apoiar em todos os momentos e situações existenciais.
Ele chegou, formou a sua equipe e enfatizou que se alguém quiser ser Seu seguidor, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e O siga.
O Messias prometido em incontáveis profecias, se apresentou aqui na Terra, da forma mais modesta possível, como caminho, verdade e vida para a conquista do Reino de Deus em nós, o qual é não é externo, mas de foro íntimo. Asseverou que a verdadeira felicidade não se encontra aqui neste orbe, mas sim na vida espiritual que todos, como espíritos imortais, a vivenciarão na tão decantada vida futura que Ele próprio comprovou com a Sua ressurreição em corpo espiritual.
Outrossim, enfatizou o aludido Enviado celeste que nós poderíamos realizar o que Ele fez aqui e mais, pois, estamos todos destinados à perfeição espiritual, a qual só se atinge pelo progresso moral e intelectual fundamentados na prática habitual do amor incondicional por Ele exemplificado.
Ademais, como Espírito já purificado no mesmo processo evolutivo do homem, conquistou o saber e a virtude maior do amor pleno, passando assim a dominar e praticar todas as habilidades e competências, com excelência. Sua missão foi experienciar a Sua excelsa bagagem junto à humanidade terrena, se submetendo às mesmas dificuldades e vicissitudes inerentes a todos neste plano evolutivo, demonstrando exemplarmente a arte de suportá-las e superá-las.
Ninguém ensinou tanto e de forma tão exemplar e inigualável. Conduziu-se sempre com maestria em todos os momentos e situações, exercitando Sua sublime personalidade moral e intelectual, com perfeição: conveniência, serenidade, resiliência, autonomia, coragem, fidelidade ao Pai, justiça, perdão, compaixão, humildade, equidade, sinceridade e autoridade, expressando tudo isso invariavelmente nos reiterados exemplos que dava do bem; tratava a todos indistintamente, sem julgamento, com a mesma solicitude e apreço.
Portanto, conscientes de todo esse legado inigualável do nosso tutor, âncora e guardião maior Jesus, compete a cada um de nós agradecer profundamente ao nosso Pai Criador pelo dom da vida e avançar sem tergiversação na conquista da nossa libertação espiritual, aproveitando todas as oportunidades cotidianas de progresso na seara do bem.

José Edson F. Mendonça colabora com o movimento espírita como palestrante, escritor e membro do Instituto Espírita Gabriel Delanne, rua São Caetano, 220, Campo Grande - Recife/PE.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias